Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1053
Tipo: Livro
Título: Apropriação capitalista da terra e a desconcentração fundiária em Jales-SP
Autor(es): Nardoque, Sedeval
Resumo: Nardoque apresenta, neste livro, um estudo sobre o processo de apropriação capitalista da terra no extremo noroeste do estado de São Paulo, especificamente no município de Jales, a fim de realizar a reconstituição de parte do processo de ocupação daquele estado. Para tanto, o autor preocupou-se em entender a incorporação territorial da Fazenda Ponte Pensa durante as primeiras décadas do século XIX pelos mineiros, ocorrida por meio da ocupação por posses, bem como o processo de grilagem das terras da fazenda no início do século XX, a privatização e o aumento do preço das terras devido à legalização de documentos falsificados e à expansão da ferrovia. Além disso, o autor discorre sobre o projeto de “fábricas” de cidades, elaborado com a intenção de facilitar as vendas de terras pelas companhias ou por loteadores particulares, dando um caráter urbano à região, e sua relação com a transformação do sonho de ser pequeno proprietário acalentado pelos colonos das antigas franjas pioneiras.
Palavras-chave: Latifúndio - conflitos
Jales (São Paulo)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: NARDOQUE, Sedeval. Apropriação capitalista da terra e a desconcentração fundiária em Jales-SP. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2014. 166 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1053
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
apropriacao-capitalista-da-terra-e-a-formacao-da-pequena-propriedade-em-jales2013sp-sedeval-nardoque.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.