Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1054
Tipo: Livro
Título: A Reserva Indígena Kadiwéu (1899-1984): memória, identidade e história
Autor(es): Silva, Giovani José da
Resumo: A obra tem por tema central a construção física, social e simbólica da Reserva Indígena Kadiwéu, localizada ao norte do município sul-mato-grossense de Porto Murtinho. Inicia-se por desvelar a história dos ancestrais dos Kadiwéu, os Mbayá-Guaikuru, nos séculos XVI, XVII e XVIII e parte do século XIX. O objetivo passa a ser a percepção e o entendimento de como os Kadiwéu, ao longo do século XX, elaboraram internamente a delimitação de um espaço físico para viverem e quais estratégias foram adotadas pelo grupo que lhes garantiram a sobrevivência física e cultural até os dias atuais. Nesta elaboração estão presentes importantes elementos na construção do território para os indígenas, tais como a memória social e a identidade étnica, analisadas pelo autor em perspectiva histórica.
Palavras-chave: Povos indígenas - Kadiwéu
Indigenous peoples - Kadiwéu
Povos indígenas - história
Indigenous peoples - history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: SILVA, Giovani José da. A Reserva Indígena Kadiwéu (1899-1984): memória, identidade e história. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2014. 154 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1054
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a-reserva-indigena-kadiweu-1899-1984-memoria-identidade-e-historia-giovani-jose-da-silva.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.