Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1144
Tipo: Dissertação
Título: Fronteiras na escola do campo: uma etnografia dos/as estudantes indígenas na Escola Antônio Vicente Azambuja em Dourados
Título(s) alternativo(s): Borders in the school of the field: an ethnography of the indigenous students in the School Antônio Vicente Azambuja in Dourados
Autor(es): Menezes, Rodrigo Novais de
Primeiro Orientador: Moura, Noemia dos Santos Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Silvestre, Célia Maria Foster
metadata.dc.contributor.referee2: Crespe, Aline Castilho
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender os processos de (in)visibilidade da presença indígena na Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, localizada no distrito de Itahum/MS, município de Dourados-MS. E, ainda, acentuar o olhar sobre as relações entre estudantes indígenas e não indígenas, delineando as fronteiras interétnicas e interculturais no cotidiano da escola. Procurei questionar em que medida o modelo de educação pública ocidental, ofertada nessa escola, considera e reconhece a diversidade e diferença étnica materializada no discurso institucional e nos pressupostos da educação do campo. A maioria dos/as estudantes indígenas residem no pequeno vilarejo de Itahum que, em sua totalidade, concentra 4 mil habitantes, aproximadamente. A partir da perspectiva da interculturalidade crítica busquei evidenciar o modelo de educação ocidental e os mecanismos de dominação colonial, entremeados pelo discurso da interculturalidade funcional, homogeneizador das diferenças.
Abstract: This work aims to understand the processes of (in) visibility of the indigenous presence in the State School Antonio Vicente Azambuja located in the district of Itahum / MS in the city of Dourados-MS. Also, to emphasize the relations between indigenous and non-indigenous students, delineating the inter-ethnic and intercultural boundaries in the daily life of the school. It is sought to question the extent to which the Western public education model offered at this school considers and recognizes the diversity and ethnic difference embodied in the institutional discourse and the presuppositions of field education. Most of the indigenous students reside in the small village that in its totality concentrates approximately 4 thousand inhabitants. From the perspective of critical interculturality, this work seeks to highlight the Western education model, and the mechanisms of colonial domination, interspersed by the discourse of functional interculturality homogenizing differences.
Este trabajo tiene por objetivo comprender los procesos de (in) visibilidad de la presencia indígena en la Escuela Estadual Antonio Vicente Azambuja ubicadas en el distrito de Itahum / MS en la ciudad de Dourados-MS. Y además, acentuar la mirada sobre las relaciones entre estudiantes indígenas y no indígenas delineando las fronteras interétnicas e interculturales en el cotidiano de la escuela. Se busca cuestionar en qué medida el modelo de educación pública occidental ofrecida en esa escuela, considera y reconoce la diversidad y la diferencia étnica materializada en el discurso institucional y en los presupuestos de la educación rural. La mayoría de los estudiantes indígenas residen en el pequeño pueblo que en su totalidad concentra cerca de 4 mil habitantes. A partir de la perspectiva de la interculturalidad crítica este trabajo busca evidenciar el modelo de educación occidental, y los mecanismos de dominación colonial, entremezclados por el discurso de la interculturalidad funcional homogeneizador de las diferencias.
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Povos indígenas - estudantes
Indigenous peoples - Students
Educação rural
Rural education
Relações culturais
Cultural relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Antropologia
Citação: MENEZES, Rodrigo Novais de. Fronteiras na escola do campo: uma etnografia dos/as estudantes indígenas na Escola Antônio Vicente Azambuja em Dourados. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1144
Data do documento: 28-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoNovaisdeMenezes.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.