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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1144
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fronteiras na escola do campo: uma etnografia dos/as estudantes indígenas na Escola Antônio Vicente Azambuja em Dourados |
Título(s) alternativo(s): | Borders in the school of the field: an ethnography of the indigenous students in the School Antônio Vicente Azambuja in Dourados |
Autor(es): | Menezes, Rodrigo Novais de |
Primeiro Orientador: | Moura, Noemia dos Santos Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silvestre, Célia Maria Foster |
metadata.dc.contributor.referee2: | Crespe, Aline Castilho |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender os processos de (in)visibilidade da presença indígena na Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, localizada no distrito de Itahum/MS, município de Dourados-MS. E, ainda, acentuar o olhar sobre as relações entre estudantes indígenas e não indígenas, delineando as fronteiras interétnicas e interculturais no cotidiano da escola. Procurei questionar em que medida o modelo de educação pública ocidental, ofertada nessa escola, considera e reconhece a diversidade e diferença étnica materializada no discurso institucional e nos pressupostos da educação do campo. A maioria dos/as estudantes indígenas residem no pequeno vilarejo de Itahum que, em sua totalidade, concentra 4 mil habitantes, aproximadamente. A partir da perspectiva da interculturalidade crítica busquei evidenciar o modelo de educação ocidental e os mecanismos de dominação colonial, entremeados pelo discurso da interculturalidade funcional, homogeneizador das diferenças. |
Abstract: | This work aims to understand the processes of (in) visibility of the indigenous presence in the State School Antonio Vicente Azambuja located in the district of Itahum / MS in the city of Dourados-MS. Also, to emphasize the relations between indigenous and non-indigenous students, delineating the inter-ethnic and intercultural boundaries in the daily life of the school. It is sought to question the extent to which the Western public education model offered at this school considers and recognizes the diversity and ethnic difference embodied in the institutional discourse and the presuppositions of field education. Most of the indigenous students reside in the small village that in its totality concentrates approximately 4 thousand inhabitants. From the perspective of critical interculturality, this work seeks to highlight the Western education model, and the mechanisms of colonial domination, interspersed by the discourse of functional interculturality homogenizing differences. Este trabajo tiene por objetivo comprender los procesos de (in) visibilidad de la presencia indígena en la Escuela Estadual Antonio Vicente Azambuja ubicadas en el distrito de Itahum / MS en la ciudad de Dourados-MS. Y además, acentuar la mirada sobre las relaciones entre estudiantes indígenas y no indígenas delineando las fronteras interétnicas e interculturales en el cotidiano de la escuela. Se busca cuestionar en qué medida el modelo de educación pública occidental ofrecida en esa escuela, considera y reconoce la diversidad y la diferencia étnica materializada en el discurso institucional y en los presupuestos de la educación rural. La mayoría de los estudiantes indígenas residen en el pequeño pueblo que en su totalidad concentra cerca de 4 mil habitantes. A partir de la perspectiva de la interculturalidad crítica este trabajo busca evidenciar el modelo de educación occidental, y los mecanismos de dominación colonial, entremezclados por el discurso de la interculturalidad funcional homogeneizador de las diferencias. |
Palavras-chave: | Povos indígenas - educação Indigenous peoples - Education Povos indígenas - estudantes Indigenous peoples - Students Educação rural Rural education Relações culturais Cultural relations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Antropologia |
Citação: | MENEZES, Rodrigo Novais de. Fronteiras na escola do campo: uma etnografia dos/as estudantes indígenas na Escola Antônio Vicente Azambuja em Dourados. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1144 |
Data do documento: | 28-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Antropologia |
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