Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1179
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de um software para a elaboração e implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma instituição federal de ensino
Autor(es): Canhete, Reginaldo da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Jane Corrêa Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Veruska Lopes
Resumo: As mudanças apresentadas pela sociedade, principalmente em seus hábitos de produção e consumo nota-se uma multiplicidade desordenada de geração de Resíduos Sólidos. Este problema se agrava quando esses resíduos são destinados de forma inadequada. Dentre as alternativas para solucionar este problema está a implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é uma ferramenta que possibilita a redução de impactos negativos, associados à educação ambiental, a reciclagem e a adequada destinação final. Desta forma, o presente trabalho propõe um sistema computacional para a elaboração de um PGRS para Instituições de Ensino, estudo está baseado numa pesquisa bibliográfica, relacionada e sugere uma metodologia de elaboração do PGRS incluindo as etapas de diagnóstico preliminar, planejamento, implantação e monitoramento com a proposta de uma solução específica na gestão de indicadores, para a gestão de resíduos sólidos. A aplicação, resultante desta pesquisa, vislumbra servir como método de apoio aos gestores na escolha de indicadores para medição do desempenho organizacional da atividade vigente. Os indicadores dos processos organizacionais, gerado por esta solução, armazenará informações em uma base de dados na Internet, as quais poderão ser acessadas integralmente, através de um portal WEB. Para a construção deste software específico foram adotadas as tecnologias MySQL, HTML e PHP, visando disponibilizar uma interface simples e de fácil utilização. O conjunto de dados coletados permitiu a estruturação de um modelo para consulta e, também identificação de índices que poderão ser utilizados com eficiência, para auxiliar os administradores e gestores de resíduos das instituições interessadas. O modelo de layout proposto, bem como a simplicidade de manipulação desta ferramenta deverão facilitar e auxiliar na seleção de métricas e, gerenciamento de resíduos, estando assim ajustada às reais necessidades do estabelecimento, visando um aumento da eficiência, segurança e responsabilidade e ambiental.
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Environmental Management
Resíduos sólidos
Solid wastes
Educação ambiental
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: CANHETE, Reginaldo da Silva. Proposta de um software para a elaboração e implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma instituição federal de ensino. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1179
Data do documento: 10-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReginaldodaSilvaCanhete.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.