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Tipo: Dissertação
Título: Qualidade do gasto público em educação nos municípios do Mato Grosso do Sul (2015)
Título(s) alternativo(s): Quality of public expenditure in education in the municipalities of Mato Grosso do Sul (2015)
Autor(es): Haufes, Eneas Flecha
Primeiro Orientador: Costa, Jaqueline Severino da
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.referee2: Becker, Kalinca Leia
metadata.dc.contributor.referee3: Fraga, Alex
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade do gasto público realizado pela oferta das redes municipais de educação fundamental (series iniciais e finais) públicas do estado de Mato Grosso do Sul em 2015. O método utilizado compara o gasto realizado no ensino fundamental com o retorno obtido pelos estudantes na forma de aprendizado e desenvolvimento cognitivo. O gasto público em educação é a razão entre a despesa realizada na função Educação e o número de matrículas na rede pública do ensino básico. Onde a qualidade do ensino é mensurada pela ponderação dos resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação do Ensino Básico- SAEB. Tanto o gasto público, quanto o desempenho dos estudantes são relativizados através do tratamento estatístico denominado Escore Padronizado pelo Método da Função Distribuição Acumulada Normal e resultam nos indicadores de despesa e de desempenho em educação. A razão entre os indicadores de desempenho e de despesa e o indicador de qualidade do gasto permite a classificação das redes municipais, segundo a qualidade da despesa realizada. A análise dos resultados permite verificar menores despesas resultando em melhor qualidade do gasto em nível municipal, indicando que a qualidade no gasto possa ser causa da boa gestão dos recursos e não necessariamente à quantidade de recursos aplicados. As aferições feitas contêm limitações, uma vez que o método tem por objetivo a comparação dos resultados a partir de escores produzidos em função de médias e desvios, mas que podem ser utilizados como instrumentos de transparência das políticas municipais em educação, pois servem de alternativa de mensuração de resultados dos recursos públicos aplicados em ações de escolarização com qualidade.
Abstract: The objective of this study is to evaluate the quality of public expenditure carried out by the provision of municipal public primary and final public education networks in the state of Mato Grosso do Sul in 2015. The method used compares the expenditure incurred in primary education with the return Obtained in the form of learning and cognitive development. Public expenditure on education is the ratio of expenditure on the Education function to the number of enrollments in the public primary school system. Where the quality of teaching is measured by the weighting of the results obtained by the students in the evaluations of the System of Evaluation of Basic Education - SAEB. Both public expenditure and student performance are relativized through the statistical treatment called Standardized Score by the Normal Accumulated Distribution Function Method and result in the indicators of expenditure and performance in education. The ratio between the performance and expenditure indicators and the expenditure quality indicator allows the classification of municipal networks according to the quality of expenditure incurred. The analysis of the results allows to verify smaller expenses resulting in better quality of the expense at municipal level, indicating that the quality in the expense can be cause of the good management of the resources and not necessarily to the amount of applied resources. The measurements made have limitations, since the purpose of the method is to compare the results based on scores produced as averages and deviations, but which can be used as transparency instruments of municipal policies in education, since they serve as an alternative Measurement of results of public resources applied to quality schooling actions.
Palavras-chave: Políticas públicas - educação
Public Policy - Education
Gasto público
Public expenditures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: HAUFES, Roberto Eneas Flecha. Qualidade do gasto público em educação nos municípios do Mato Grosso do Sul (2015). 2017. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1181
Data do documento: 24-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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