Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.creatorGoulart, Wagner Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7140294183380585pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-09T18:39:53Z-
dc.date.available2019-07-09T18:39:53Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationGOULART, Wagner Souza. Experimentos geográficos em educação: cartografia de um vídeo-mapa com fronteiras. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1247-
dc.description.abstractThis work proposes to investigate the use of audiovisual language in videos produced by students of the state education public on the city of Ponta Porã (MS), as a video-map, as a cartographic intensifying focused on the teaching of Geography. We agreed of representations that they have on the border, or boundaries (frontiers), since they reside in an international boundary location between Brazil and Paraguay, which reinforces perceptions, thoughts, and experiences on the concept of frontiers. The experiment produced fifteen videos, resulting in a final video: Geographical investigation for teaching: a video-map with boundaries. The investigations are oriented in presenting the video-map as a cartographic power aimed at teaching, identifying the conceptions, understandings and representations that the students filmed about the frontier (s), and their erasures and/or fissures presented in the images and their speeches. Sometimes reproducing an official perception of the state, or demonstrating the conceptual confusion of experiencing the inter-place of the daily life of the locality. We seek among the images and speeches associations between concepts proposed by authors such as Doreen Massey, Gilles Deleuze and Felix Guattari, among others, who refer us to treating the experiment as a language that dialogues with geographic discourse, geography teaching and student territorialities in places that experience life.en
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a investigar o uso da linguagem audiovisual em vídeos produzidos por estudantes do Ensino Médio, da rede pública estadual do município de Ponta Porã (MS), enquanto vídeo-mapa, como potência cartográfica voltada ao ensino de Geografia. Partimos de representações que os estudantes possuem sobre a(s) fronteira(s), pois residem em um local de limite internacional entre Brasil e Paraguai, que reforça percepções, pensamentos, vivencias sobre o conceito de fronteira(s). O experimento produziu quinze vídeos, resultando em um vídeo final: Investigações geográficas para o ensino: um vídeo-mapa com fronteiras. As investigações se orientam em apresentar o vídeo-mapa enquanto potência cartográfica voltada ao ensino, identificando as concepções, entendimentos e representações que os estudantes filmaram sobre a(s) fronteira(s) e suas rasuras e/ou fissuras apresentadas nas imagens e em seus discursos, por vezes reprodutores de uma percepção oficial de Estado, ou demonstrando confusões conceituais de vivenciar o entre-lugar do cotidiano da localidade. Buscamos através das imagens e falas associações com os conceitos propostos por autores como Doreen Massey, Gilles Deleuze e Felix Guattari, entre outros, que nos referenciam a tratar o experimento como linguagem que dialoga com o discurso geográfico, o ensino de geografia e as territorialidades dos estudantes nos lugares que experienciam a vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-09T18:39:53Z No. of bitstreams: 1 WagnerSouzaGoulart.pdf: 1738244 bytes, checksum: cb95a1ec2920c8964b7ed1dadd153d64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-09T18:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WagnerSouzaGoulart.pdf: 1738244 bytes, checksum: cb95a1ec2920c8964b7ed1dadd153d64 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectCartographyen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpt_BR
dc.titleExperimentos geográficos em educação: cartografia de um vídeo-mapa com fronteiraspt_BR
dc.title.alternativeGeographical experiments in education: cartography of a video-map with bordersen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WagnerSouzaGoulart.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.