Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Marilda Moraes Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5161935888982986pt_BR
dc.contributor.referee2Lodi, Ana Claudia Balieiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511353286136586pt_BR
dc.creatorDézinho, Mariana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833473308164071pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-24T19:57:01Z-
dc.date.available2019-07-24T19:57:01Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.citationDÉZINHO, Mariana. Educação, inclusão e TIC’S: avaliação da qualidade dos recursos de acessibilidade midiática na televisão brasileira: um estudo sobre legendas para pessoas com deficiência auditiva. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1344-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the available subtitles on Brazilian Television. Communication is a core process aspect of living in a society, that is, it means the socialization and interaction. A democratic society, with a social participation and emancipated individuals, is the ideal place for building up the basis of human rights. The main aspect which drives us forward is that there are few subtitles options, its low quality and accessibility which make them difficult to people deaf/hearing impairment to be well informed in an equal, autonomous way as a protagonist. The aim of this study was to develop a tool in order to help subtitles users to do their own assessment. It is a qualitative and quantitative study with an interdisciplinary aspect and a theoretical approach based on authors who discuss communication and language as a presupposition for the democracy , social participation and emancipation of the individual, such as Habermas with the Theory of Communicative Action and Bourdieu with the Economy of Linguistics exchanges, Bobbio with State, Government and Society, beside using theme authors whose discussion is about deaf , hearing impairment, inclusion, information technology and Communication in the Contemporaneity. Research was performed by bibliographic review, documents analysis, reception and panel study. Results showed there is no standard accessibility resource; only few subtitles meet the standard accessibility policies and the level of reception are distinct among deaf people, HI, and TV listeners. It is expected this study can contribute for improving subtitles tools for giving opportunity to users an equal access.en
dc.description.resumoA discussão deste trabalho perpassa as análises das legendas disponibilizadas na televisão brasileira. A comunicação é parte primordial do processo de interação, socialização e vivência em sociedade. Uma sociedade democrática, com participação social e sujeitos emancipados, é o lugar ideal para a construção dos direitos fundamentais do ser humano. O problema que nos impulsiona é que a pouca oferta de legendas, sua baixa qualidade e problemas em geral de acessibilidade impossibilitam que as pessoas surdas/deficientes auditivas consigam receber e usar as informações de forma igualitária, autônoma e protagonista. O estudo teve como objetivo geral criar um instrumento que auxilie os usuários de legendas a fazerem sua própria avaliação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com caráter interdisciplinar, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem a comunicação e a linguagem como pressupostos da democracia, para a participação social e a emancipação do sujeito, como Habermas, por meio da Teoria da Ação Comunicativa, Bourdieu, com a Economia das trocas Linguísticas e Bobbio com Estado, Governo e Sociedade. Além destes, outros autores temáticos discutem sobre a educação de surdos, a inclusão e as tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental, estudo de recepção e estudo de painel. Os resultados indicam que os recursos de acessibilidade investigados não possuem um padrão, que apenas algumas legendas seguem as orientações advindas da normativa e que são distintos os níveis de recepção entre surdos, DAs e ouvintes da televisão. Espera-se que este estudo possa contribuir para a melhoria da ferramenta legendas, oportunizando aos seus usuários um acesso igualitário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-24T19:57:01Z No. of bitstreams: 1 MarianaDezinho.pdf: 5696783 bytes, checksum: 9ec8f7bf76a41d0f4532cc7e541d7fdc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T19:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarianaDezinho.pdf: 5696783 bytes, checksum: 9ec8f7bf76a41d0f4532cc7e541d7fdc (MD5) Previous issue date: 2016-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectInformation and communications technologyen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação, inclusão e TIC’S: avaliação da qualidade dos recursos de acessibilidade midiática na televisão brasileira: um estudo sobre legendas para pessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaDezinho.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.