Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Maria Beatriz Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951386159448315pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Marilda Moraes Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5161935888982986pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Levi Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669550558445333pt_BR
dc.creatorMachado, Micheli Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2189211169969002pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T17:07:27Z-
dc.date.available2019-07-25T17:07:27Z-
dc.date.issued2016-04-19-
dc.identifier.citationMACHADO, Micheli Alves. Educação infantil: criança Guarani e Kaiowá da Reserva Indígena de Dourados. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1346-
dc.description.abstractIn the indigenous culture the small child is generally educated within the family, which includes grandparents, parents and uncles, according to the traditional values and customs of each ethnic group. The Indigenous Reserve of Dourados - RID consists of three ethnic groups: Guarani, Kaiowá and Terena and is located between two very near cities, Dourados and Itaporã, a situation which leads the people Guarani and Kaiowá to live under constantly transformation in their social environment and cultural. This study presents an ethnographic analysis of qualitative nature related to the preschool I and II in the Dourados’ Indigenour Reserva [Reserva Indígena de Dourados – RID where are the Jaguapiru and Bororó setlements. The aim of the research is to understand the indigenous early childhood education within the specific culture of the Guarani and Kaiowá. The method was the case study; the research schools studied were Ramão Martins and Tengatui Marangatu of Jaguapiru Settlement, and Lacui Roque Isnard schools of Bororó Settlement. The methodology followed the following steps: bibliographical and documentary research on the indigenous children's education policies and political pedagogical project of the schools; fieldwork done through interviews with coordinators and teachers of the 1st and 2nd level of Preschool and parents of the students. The RID was created with the purpose of integration to the national state, under the hegemonic model of indigenism, without recognition of the diversity among indigenous ethnical groups. Although, even if there is a hegemonic discourse of the indigenous in certain moment, because they think they can strength against the external world, in the RID day life of there are divergence and struggle. The research showed the importance of implanting quality policies that to meet the cultural specificity of indigenous children. The data reveal that indigenous children live in atypical environment compared with other ethical group and settlement. The RID is located nearby two cities, has a high population density and high level of violence, whicht situation put the children in risk. The traditional indigenous education that was under the responsibility of extended families in the past, it has been influenced by different external factors. The information of the interviewers show the willing of the families and authorities to create a space to attend the indigenous children after 3 years of age, taking in consideration the socio-historical-cultural and the proximity of the Guarani, Kaiowá and Terena.en
dc.description.resumoNa cultura indígena a criança pequena é geralmente educado no seio da família, que inclui avós, pais e tios, de acordo com os valores e costumes de cada etnia tradicionais. A Reserva Indígena de Dourados - RID consiste em três grupos étnicos: Guarani, Kaiowá e Terena e está localizado entre duas cidades muito próximas, Dourados e Itaporã, uma situação que leva o povo Guarani e Kaiowá a viver sob constante transformação no seu ambiente social e cultural. Este estudo apresenta uma análise etnográfica de natureza qualitativa relacionada com a préescola I e II na Reserva Indígena de Dourados - RID onde estão os Jaguapiru e Bororó. O objetivo da pesquisa é entender a educação infantil indígena dentro da cultura específica da Guarani e Kaiowá. O método utilizado foi o estudo de caso; as escolas de pesquisa estudadas foram escolas de Bororó Ramão Martins e Tengatui Marangatu da Jaguapiru e Lacui Roque Isnard. A metodologia seguiu as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e documental sobre políticas de educação das crianças indígenas e projeto político pedagógico das escolas; trabalho de campo feito por meio de entrevistas com os coordenadores e professores de nível 1 e 2 de jardim de infância e os pais dos alunos. O RID foi criado com a finalidade de integração ao estado nacional, sob o modelo hegemônico de indigenismo, sem o reconhecimento da diversidade entre os grupos étnicos indígenas. Embora, mesmo se houver um discurso hegemônico dos indígenas em certo momento, porque eles pensam que podem força contra o mundo externo, na vida do dia RID de há divergência e luta. A pesquisa mostrou a importância da implantação de políticas de qualidade para atender a especificidade cultural das crianças indígenas. Os dados revelam que as crianças indígenas vivem em ambiente atípico em comparação com o outro grupo ético e liquidação. A RID está localizado nas proximidades duas cidades, tem uma densidade populacional elevada e alto grau de violência, situação colocar as crianças em risco. A educação indígena tradicional, que estava sob a responsabilidade de famílias extensas no passado, tem sido influenciada por diferentes fatores externos. As informações dos entrevistadores mostram a vontade das famílias e autoridades para criar um espaço para atender as crianças indígenas depois de 3 anos de idade, levando em consideração o contexto sócio-histórico-cultural a proximidade do Guarani, Kaiowá e Terena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-25T17:07:27Z No. of bitstreams: 1 MicheliAlvesMachado.pdf: 1635918 bytes, checksum: b92bdf2389f5b5d652937e318b15850d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-25T17:07:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MicheliAlvesMachado.pdf: 1635918 bytes, checksum: b92bdf2389f5b5d652937e318b15850d (MD5) Previous issue date: 2016-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas (Dourados, MS)pt_BR
dc.subjectIndigenous peoples (Dourados, MS)en
dc.subjectCrianças indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous childrenen
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação infantil: criança Guarani e Kaiowá da Reserva Indígena de Douradospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicheliAlvesMachado.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.