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Tipo: Dissertação
Título: Educação e civilidade nas memórias de infância de imigrantes japoneses
Autor(es): Iwamoto, Vivian
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Kishimoto, Tizuko Morchida
metadata.dc.contributor.referee2: Gebara, Ademir
Resumo: A imigração japonesa no Brasil se inicia efetivamente em 1908, quando os grupos chegam ao porto de Santos e se fixam principalmente nos estados de São Paulo e Paraná. Nas décadas seguintes, o estado de Mato Grosso do Sul recebe outros imigrantes nipônicos, constituindo, atualmente, a terceira maior colônia japonesa no Brasil. Sendo assim, a marca da diferença, não apenas física, mas de hábitos, trejeitos, lugar social e educação, está presente no cotidiano entre os brasileiros. Por isso, na tentativa de compreender como se constituiu a educação japonesa em Dourados-MS, utilizamos os procedimentos metodológicos da História Oral, entrevistando cinco imigrantes japoneses nascidos entre 1939 e 1940, que viveram a infância e a adolescência no Japão, vieram para o Brasil por volta da década de 1950 e passaram a residir nos arredores de Dourados-MS. Suas reminiscências ajudaram a traçar as infâncias vividas no Japão, os percursos e os motivos que os fizeram vir ao Brasil, a educação obtida na tradição japonesa, as relações estabelecidas a partir da residência no Brasil e a proeminência das gerações posteriores. Constatamos que o coletivo está nas prioridades do grupo, reforçado pelos valores da hierarquia e da autodisciplina, contemplados pela dedicação aos estudos e na ênfase do ensino da língua japonesa, permanecendo, assim, o sentimento ambíguo entre ser japonês no Brasil e brasileiro no Japão.
Abstract: Japanese Immigration in Brazil began effectively in 1908, when the groups reached at the port of Santos and fixated mainly in the states of São Paulo and Paraná. In the following decades, the state of Mato Grosso do Sul received others Japanese immigrants, becoming the state as the third largest Japanese community in Brazil, currently. Thus, the mark of difference, not only in the physical, but in habits, mannerisms, social position and education, is present in the Brazilian daily life. That is why, in attempt to understand how the Japanese Education constituted itself in Dourados-MS, we used the methodological procedures of Oral History, interviewing five Japanese immigrants born between 1939 and 1940, that lived the childhood and the adolescence in Japan, came to Brazil in the 1950s and took up residence on the outskirts of Dourados-MS. Their reminiscence helped us to trace their childhoods lived in Japan, the routes and the reasons that made them come to Brazil, the education obtained in the Japanese tradition, the relations established from the residence in Brazil and the prominence of the following generations. We found that the collective is in the priorities of the group, reinforced by the hierarchy values and the self-discipline, contemplated by the dedication for the studies and in emphasis of the Japanese language education, remaining, so, an unambiguous feeling between to be Japanese in Brazil and Brazilian in Japan.
Palavras-chave: Educação
Education
Imigração japonesa
Japanese immigration
História oral
Oral history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: IWAMOTO, Vivian. Educação e civilidade nas memórias de infância de imigrantes japoneses. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1349
Data do documento: 18-Abr-2016
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