Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.contributor.referee1Kishimoto, Tizuko Morchida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4438310675742691pt_BR
dc.contributor.referee2Gebara, Ademir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431810046621847pt_BR
dc.creatorIwamoto, Vivian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213328383774448pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T17:15:40Z-
dc.date.available2019-07-25T17:15:40Z-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.citationIWAMOTO, Vivian. Educação e civilidade nas memórias de infância de imigrantes japoneses. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1349-
dc.description.abstractJapanese Immigration in Brazil began effectively in 1908, when the groups reached at the port of Santos and fixated mainly in the states of São Paulo and Paraná. In the following decades, the state of Mato Grosso do Sul received others Japanese immigrants, becoming the state as the third largest Japanese community in Brazil, currently. Thus, the mark of difference, not only in the physical, but in habits, mannerisms, social position and education, is present in the Brazilian daily life. That is why, in attempt to understand how the Japanese Education constituted itself in Dourados-MS, we used the methodological procedures of Oral History, interviewing five Japanese immigrants born between 1939 and 1940, that lived the childhood and the adolescence in Japan, came to Brazil in the 1950s and took up residence on the outskirts of Dourados-MS. Their reminiscence helped us to trace their childhoods lived in Japan, the routes and the reasons that made them come to Brazil, the education obtained in the Japanese tradition, the relations established from the residence in Brazil and the prominence of the following generations. We found that the collective is in the priorities of the group, reinforced by the hierarchy values and the self-discipline, contemplated by the dedication for the studies and in emphasis of the Japanese language education, remaining, so, an unambiguous feeling between to be Japanese in Brazil and Brazilian in Japan.en
dc.description.resumoA imigração japonesa no Brasil se inicia efetivamente em 1908, quando os grupos chegam ao porto de Santos e se fixam principalmente nos estados de São Paulo e Paraná. Nas décadas seguintes, o estado de Mato Grosso do Sul recebe outros imigrantes nipônicos, constituindo, atualmente, a terceira maior colônia japonesa no Brasil. Sendo assim, a marca da diferença, não apenas física, mas de hábitos, trejeitos, lugar social e educação, está presente no cotidiano entre os brasileiros. Por isso, na tentativa de compreender como se constituiu a educação japonesa em Dourados-MS, utilizamos os procedimentos metodológicos da História Oral, entrevistando cinco imigrantes japoneses nascidos entre 1939 e 1940, que viveram a infância e a adolescência no Japão, vieram para o Brasil por volta da década de 1950 e passaram a residir nos arredores de Dourados-MS. Suas reminiscências ajudaram a traçar as infâncias vividas no Japão, os percursos e os motivos que os fizeram vir ao Brasil, a educação obtida na tradição japonesa, as relações estabelecidas a partir da residência no Brasil e a proeminência das gerações posteriores. Constatamos que o coletivo está nas prioridades do grupo, reforçado pelos valores da hierarquia e da autodisciplina, contemplados pela dedicação aos estudos e na ênfase do ensino da língua japonesa, permanecendo, assim, o sentimento ambíguo entre ser japonês no Brasil e brasileiro no Japão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-25T17:15:40Z No. of bitstreams: 1 VivianIwamoto.pdf: 4980778 bytes, checksum: a10a0fcd9d6cf334553373dbdc2b6432 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-25T17:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VivianIwamoto.pdf: 4980778 bytes, checksum: a10a0fcd9d6cf334553373dbdc2b6432 (MD5) Previous issue date: 2016-04-18en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectImigração japonesapt_BR
dc.subjectJapanese immigrationen
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectOral historyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação e civilidade nas memórias de infância de imigrantes japonesespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VivianIwamoto.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.