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Tipo: Dissertação
Título: O Delineamento da política de alfabetização no município de Dourados/MS: considerações sobre o bloco inicial de alfabetização
Autor(es): Nunes, Emiliana Cristina Rodrigues
Primeiro Orientador: Scaff, Elisângela Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Catanante, Bartolina Ramalho
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Dirce Nei Teixeira de
Resumo: A organização da sociedade contemporânea implica uma escola dinâmica, democrática e transformadora e a temática dos ciclos é assunto recorrente na literatura e na política educacional como uma proposta que possui características que podem contribuir para a construção desta escola almejada. Deste modo, tem-se por objeto de estudo desta pesquisa o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) que, por objetivo geral, pretende analisar o delineamento da política de alfabetização no município de Dourados/MS a partir da apreciação do BIA, e especificamente identificar as concepções e modalidades de ciclos presentes em documentos e na literatura, caracterizar e analisar no município referido, a proposta de organização do processo de alfabetização na modalidade do BIA e analisar três dos eixos estruturais da proposta pedagógica do BIA, sendo estes o currículo, a alfabetização e o letramento e a avaliação entendendo estes como possíveis caminhos para a concretização dos objetivos propostos. Para isso utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental, bem como a técnica de entrevista para levantamento de dados empíricos, configurando assim esta pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa. Identificou-se que, como outras modalidades de ciclos investigadas, o BIA apresenta as mesmas dificuldades quanto ao seu processo de delineamento e implantação, fazendo-se necessário o trabalho paralelo de formação junto aos coordenadores e professores para melhor fundamentação da proposta do bloco e revisão das práticas avaliativas e alfabetizadoras, bem como da elaboração do currículo. Constatou-se que a qualidade do processo de alfabetização e letramento ainda continua atrelada às questões da reprovação e do fracasso escolar. Conclui-se imperativo que para a concretização das profundas transformações requeridas nas concepções, posturas e práticas que vão no sentido contrário da lógica da seriação o compromisso na ressignificação da instituição escola deve ser assumido nas mais variadas instâncias da sociedade envolvidas com este processo.
Abstract: The organization of modern society implies a dynamic, democratic and transforming school and the cycle’s theme is a recurring issue in literature and educational policy as a proposal that has features that can enable the construction of this aimed school. So, as this research’s object of study there’s the Initial block of literacy (BIA) which for a general purpose, intends to analyze the profile of the literacy politics in the municipality of Dourados/MS regarding BIA’S appreciation, and specifically identify the conceptions and modalities of cycles present in documents and literature, characterize and analyze, in the municipality concerned, the proposal of literacy organization process in BIA and analyze three of the structural axes of BIA’s pedagogical proposal, these being the résumé, literacy and evaluation, taking them as possible paths to achieve the proposed objectives. To that end a bibliographical research and analysis of documents were used, as well as the interview technique to reach empirical data, configuring this way this research from a qualitative approach. It has been identified that, as well as in other forms of cycles investigated, BIA presents the same difficulties regarding its implementation and profiling process, making necessary the parallel work of formation together with the coordinators and teachers to better substantiate the proposal of the block and review the evaluation and literacy practices, as well as elaborate the résumé. It has been found that the quality of the literacy process keeps tied to failure issues and school insufficiency. It is imperative that to implement the deep changes required in the conceptions, attitudes and practices that go in the opposite direction of the logic of seriation, commitment in reframing the school institution must be taken in different instances of the society involved in this process.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Alfabetização
Literacy education
Educação infantil
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: NUNES, Emiliana Cristina Rodrigues. O Delineamento da política de alfabetização no município de Dourados/MS: considerações sobre o bloco inicial de alfabetização. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/142
Data do documento: 29-Abr-2013
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