Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uchoa-Fernandes, Manoel Araecio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614314523662318pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lenice Heloísa de Arruda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869241117079320pt_BR
dc.creatorAquino, Laise Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0298317901681591pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:22:20Z-
dc.date.available2019-08-09T19:22:20Z-
dc.date.issued2016-05-30-
dc.identifier.citationAQUINO, Laise Barbosa. Entomologia no nível médio: limites e possibilidades dos conteúdos dos livros didáticos e do processo de ensino e aprendizagem. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1464-
dc.description.abstractThis paper proposes an investigative insight into the issue of Textbooks listed in the Brazilian Plan for Didatic Books to Secondary Education (PNLD-Plano Nacional do Livro Didático) from 2015. The research was carried out by the analysis of documents and, guided by establishing the basic education Curriculum of the State schools of the State of Mato Grosso do Sul. We analyzed seven books of Biology written by different authors and recommended by the Brazilian PNLD in 2015, The analysed textbooks showed that, in General, there are limits and flaws in the approach of the contents about arthropods, especially that about the concepts of morphology and physiology of the insects. There are also limitations between the content propagated in that textbooks about the arthropods, and the daily life of the students. This work will contribute to a more critical reflection on limits and possibilities of the biology textbook for teaching-learning, referring to the content of the Arthropods, especially that about the insects, addressed to the secondary education in Brazil.en
dc.description.resumoEste trabalho contribui com um olhar investigativo sobre a questão dos Livros Didáticos (LD), indicados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, para o ensino de biologia no nível médio, referente aos conteúdos sobre os Artrópodes. Para esse estudo, por meio da análise documental e estudo de caso e orientando-se pelo que propõem o Referencial Curricular da Educação Básica da rede Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso do Sul, foram analisados sete livros de biologia do ensino médio, escritos por diferentes autores. O resultado das análises desses Livros Didáticos de Biologia evidencia que os livros de Biologia têm grande importância para a vida escolar dos alunos, e que as editoras estão deixando a desejar na organização conceitual dos LD, em especial, nos conteúdos referentes aos Artrópodes e à Entomologia. Dessa forma, os LD propagam erros que levam os leitores a formarem conceitos intrinsicamente equivocados sobre esses conteúdos. Sendo assim, surgiu uma preocupação com o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos referentes aos Artrópodes. A partir disso, houve uma intervenção no cotidiano da escola, buscando investigar de que maneira pode-se abordar o conteúdo do filo Artrópode, enfocando os insetos. Para tal foi utilizada de uma estratégia didática para sanar as dificuldades que os alunos têm sobre o conteúdo e procurando superar falhas que os LD apresentam, para que haja uma aprendizagem efetiva sobre tal conteúdo no ensino médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-09T19:22:20Z No. of bitstreams: 1 LaiseBarbosaAquino.pdf: 1908711 bytes, checksum: c75a81aa1a499d3169085e07a273d909 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-09T19:22:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LaiseBarbosaAquino.pdf: 1908711 bytes, checksum: c75a81aa1a499d3169085e07a273d909 (MD5) Previous issue date: 2016-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectEducação básica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh educationen
dc.subjectEntomologiapt_BR
dc.subjectEntomologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEntomologia no nível médio: limites e possibilidades dos conteúdos dos livros didáticos e do processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeMedium-level entomology: limits and possibilities of the contents of the books teaching and education processes learningen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaiseBarbosaAquino.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.