Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Uchoa-Fernandes, Manoel Araecio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9614314523662318 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Furtado, Alessandra Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0352539741899197 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lenice Heloísa de Arruda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6869241117079320 | pt_BR |
dc.creator | Aquino, Laise Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0298317901681591 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T19:22:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T19:22:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-30 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Laise Barbosa. Entomologia no nível médio: limites e possibilidades dos conteúdos dos livros didáticos e do processo de ensino e aprendizagem. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1464 | - |
dc.description.abstract | This paper proposes an investigative insight into the issue of Textbooks listed in the Brazilian Plan for Didatic Books to Secondary Education (PNLD-Plano Nacional do Livro Didático) from 2015. The research was carried out by the analysis of documents and, guided by establishing the basic education Curriculum of the State schools of the State of Mato Grosso do Sul. We analyzed seven books of Biology written by different authors and recommended by the Brazilian PNLD in 2015, The analysed textbooks showed that, in General, there are limits and flaws in the approach of the contents about arthropods, especially that about the concepts of morphology and physiology of the insects. There are also limitations between the content propagated in that textbooks about the arthropods, and the daily life of the students. This work will contribute to a more critical reflection on limits and possibilities of the biology textbook for teaching-learning, referring to the content of the Arthropods, especially that about the insects, addressed to the secondary education in Brazil. | en |
dc.description.resumo | Este trabalho contribui com um olhar investigativo sobre a questão dos Livros Didáticos (LD), indicados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, para o ensino de biologia no nível médio, referente aos conteúdos sobre os Artrópodes. Para esse estudo, por meio da análise documental e estudo de caso e orientando-se pelo que propõem o Referencial Curricular da Educação Básica da rede Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso do Sul, foram analisados sete livros de biologia do ensino médio, escritos por diferentes autores. O resultado das análises desses Livros Didáticos de Biologia evidencia que os livros de Biologia têm grande importância para a vida escolar dos alunos, e que as editoras estão deixando a desejar na organização conceitual dos LD, em especial, nos conteúdos referentes aos Artrópodes e à Entomologia. Dessa forma, os LD propagam erros que levam os leitores a formarem conceitos intrinsicamente equivocados sobre esses conteúdos. Sendo assim, surgiu uma preocupação com o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos referentes aos Artrópodes. A partir disso, houve uma intervenção no cotidiano da escola, buscando investigar de que maneira pode-se abordar o conteúdo do filo Artrópode, enfocando os insetos. Para tal foi utilizada de uma estratégia didática para sanar as dificuldades que os alunos têm sobre o conteúdo e procurando superar falhas que os LD apresentam, para que haja uma aprendizagem efetiva sobre tal conteúdo no ensino médio. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-09T19:22:20Z No. of bitstreams: 1 LaiseBarbosaAquino.pdf: 1908711 bytes, checksum: c75a81aa1a499d3169085e07a273d909 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-09T19:22:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LaiseBarbosaAquino.pdf: 1908711 bytes, checksum: c75a81aa1a499d3169085e07a273d909 (MD5) Previous issue date: 2016-05-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação básica - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High education | en |
dc.subject | Entomologia | pt_BR |
dc.subject | Entomology | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Entomologia no nível médio: limites e possibilidades dos conteúdos dos livros didáticos e do processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Medium-level entomology: limits and possibilities of the contents of the books teaching and education processes learning | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LaiseBarbosaAquino.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.