Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.contributor.referee1Krotsch, Lucas Facundo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3724281307739839pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aline Maira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119179612439892pt_BR
dc.contributor.referee3Suttana, Renato Nésio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039751287219752pt_BR
dc.creatorSchmitz, Adriana Onofre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848620455753874pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T17:10:53Z-
dc.date.available2019-08-16T17:10:53Z-
dc.date.issued2015-03-10-
dc.identifier.citationSCHMITZ, Adriana Onofre. Desenvolvimento de estratégias pedagógicas a partir da CARS Childhood Autism Rating Scale - versão em português, na inclusão escolar de crianças com TEA. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1490-
dc.description.abstractEducational institutions, even if arranged and supported by legislation that aims school inclusion, still have difficulties in meeting the special educational needs of students with disabilities, global development disorders and high ability / giftedness. The difficulty of teachers in identifying the characteristics Disorder Autism Spectrum (TEA) and the question on how to deal with a child diagnosed with ASD in the classroom inspired this work. The objective sought to rework the Childhood Autism Rating Scale (CARS-BR) descriptors under a pedagogical approach to be used as support in the choice of pedagogical strategies for the classroom. This development was based on discussions held in the Grupo de Estudo e Apoio a Profissionais e Pais de Autista (GEAPPA), formed by parents and teachers of children with ASD, setting this study as action research. As a result was produced a table where the pedagogical descriptions of the CARS-BR descriptors were presented. This result confirms the need for spaces for discussion and training that address all aspects of the process of school inclusion, such as public education policies, legislation, the school environment, the teaching strategies of teaching and learning and human relations that permeate school inclusion.en
dc.description.resumoAs instituições de educação, mesmo que dispostas e apoiadas em uma legislação que objetiva a inclusão escolar, ainda encontram dificuldades no atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A dificuldade dos professores na identificação das características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o questionamento sobre como lidar com a criança diagnosticada com TEA dentro da sala de aula inspiraram este trabalho. Como objetivo buscou-se reelaborar os descritores da Childhood Autism Rating Scale - versão em português (CARS-BR) sob um enfoque pedagógico para serem utilizados como suporte na escolha de estratégias pedagógicas para sala de aula. Essa elaboração se baseou nas discussões promovidas no Grupo de Estudo e Apoio a Profissionais e Pais de Autista (GEAPPA), formado por pais e professores de crianças com TEA, definindo este estudo como uma pesquisa-ação. Como resultado foi produzido uma tabela onde foram apresentadas as descrições pedagógicas dos descritores da CARS-BR. Esse resultado confirma a necessidade de espaços de discussão e de formação que abordem todos os aspectos do processo de inclusão escolar, como as políticas públicas de educação, a legislação, o ambiente escolar, as estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem e as relações humanas que permeiam a inclusão escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-16T17:10:53Z No. of bitstreams: 1 AdrianaOnofreSchmitz.pdf: 540082 bytes, checksum: 5673f967724145244e63107ac10edb7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T17:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaOnofreSchmitz.pdf: 540082 bytes, checksum: 5673f967724145244e63107ac10edb7d (MD5) Previous issue date: 2015-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de estratégias pedagógicas a partir da CARS Childhood Autism Rating Scale - versão em português, na inclusão escolar de crianças com TEApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaOnofreSchmitz.pdf527,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.