Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Reinaldo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7850164594444032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Furtado, Alessandra Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0352539741899197 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gandra, Edgar Ávila | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3530480602109979 | pt_BR |
dc.creator | Sousa, João da Silva Pinto de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1324712952965606 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-19T17:23:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-19T17:23:11Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, João da Silva Pinto de. Abordagem dos processos de independência: descolonização do Brasil e São Tomé e Príncipe em livros didáticos de história do ensino médio. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1501 | - |
dc.description.abstract | The process of independence has been subject to multiple interpretations, consensus exists only in independence vision as a moment of political domination of breaking exerted by the metropolis and the birth of nation states. This work it is a bibliographical and documentary research. It aims to investigate approach to independence processes in textbooks high school history adopted in public schools in Brazil and Sao Tome & Principe. It discusses how the narrative discourse on independence processes in the textbooks of history is built, and its influence on the formation of the student, would be creating or re-creating an image which already exists and how it reflects on student learning as a social subject. The study is based on theoretical Cultural History, taking as categories of analysis the concept of "representation" and "ownership”, Roger Chartier (1990 ) considering that ownership is aimed to identify the representations that are made reception of any cultural object , in this case the history textbook . The research allowed to verify that the textbook used in the first cycle Sao Tome is a cut/adaptation of a Portuguese edition. And the Brazilian textbook refers to the process of independence in Africa, generally and homogenizing way, without addressing specific and a consequence version of World War II. Both are still marked by a Eurocentric view. | en |
dc.description.resumo | O processo sobre a independência tem sido objeto de múltiplas interpretações, o consenso só existe na visão da independência como momento da quebra da dominação política exercida pela metrópole e do nascimento dos Estados Nacionais. A presente dissertação trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental.Tem por objetivo investigar abordagem sobre processos de independência nos livros didáticos de história do ensino médio adotados nas escolas pública do Brasil e são Tomé e Príncipe. Problematiza a forma como é construído o discurso narrativo sobre os processos de independência nos livros didáticos de história, e a sua influência na formação do educando, estaria criando ou recriando uma imagem já consagrada e como isso reflete na aprendizagem do aluno enquanto sujeito social. O estudo baseia-se em teóricos da História Cultural, tomando-se como categorias de análise o conceito de “representação” e “apropriação”, Roger Chartier (1990) tendo em vista que apropriação está voltada para identificar as representações que são feitas da recepção de algum objeto cultural, no caso, o livro didático de história. A pesquisa permitiu constatar que, o livro didático do primeiro ciclo utilizado em São Tomé é um recorte/adaptação de uma edição portuguesa. E, o livro didático brasileiro, refere-se ao processo de independência na África, de forma genérica e homogeneizante, sem tratar de especificidades e com uma versão de consequência da segunda guerra mundial. Ambos, ainda são marcados por uma visão eurocêntrica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-19T17:23:11Z No. of bitstreams: 1 JoaodaSilvaPintodeSousa.pdf: 3465805 bytes, checksum: e399ec7412b00b2f0a1514cab1c6f0fd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-19T17:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoaodaSilvaPintodeSousa.pdf: 3465805 bytes, checksum: e399ec7412b00b2f0a1514cab1c6f0fd (MD5) Previous issue date: 2015-05-13 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | en |
dc.subject | História - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | en |
dc.subject | São Tomé e Príncipe - História - Declaração de Independência, 1975 | pt_BR |
dc.subject | Sao Tome and Principe - History - Declaration of Independence, 1975 | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Abordagem dos processos de independência: descolonização do Brasil e São Tomé e Príncipe em livros didáticos de história do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoaodaSilvaPintodeSousa.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.