Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reis, João Gilberto Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4186274266406358pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Euclides Reuter de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2631783432021093pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee2Vendrametto, Oduvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4464305202900755pt_BR
dc.creatorShimada, Wagner Kazuyoshi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2796769923136756pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T18:37:24Z-
dc.date.available2019-08-21T18:37:24Z-
dc.date.issued2015-11-06-
dc.identifier.citationSHIMADA, Wagner Kazuyoshi. Tendências da agricultura orgânica familiar: fatores que influenciam a produção e comercialização. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1515-
dc.description.abstractThe economic, social and environmental importance of family farming have been increasingly recognized by governments and society. This is a worldwide phenomenon. Environment social movements require alternative sustainable production methods from agricultural methods. In this context, organic farming got strengthened by sustainable production and income generating for thousands of countryside families. Despite this positive outlook, organic farming faces with production and marketing problems, lack of specific credit for organic agriculture, little experience and technical information, pests and diseases control problems, and technical assistance difficulties. Thus, this study aims to examine the organic agriculture scene, about influence factors on organics production and marketing products, and seeks to answer questions such as: Which method is the better for small family farmers: conventional or organic? How is the consumer market behavior about organic products? This dissertation's methodology is divided into two articles to answer them. The first one is intended to present the situation and characteristics of Dourados-MS sector, and identify the production method more viable for small producers. A multi-criteria decision model was applied to a organic producers group in the region. The second article is about the organic products consumers behavior, through a survey method in street markets in Dourados-MS and social network sites. This article's objective is to identify the sample perception about the organic agriculture. Data were analyzed using descriptive statistics, with the SPSS Statistics ® software. The results indicate the organic production method as the most suitable for family farming, considering "production", "market", and "logistics" criteria. The second article presents relevant results as the organic products consumption limitation factors and actions to be implemented for the organic agriculture development.en
dc.description.resumoA representatividade econômica, social e ambiental da agricultura familiar é cada vez mais reconhecida pelos governos e pela sociedade. Esse fenômeno não ocorre apenas no Brasil, mas no mundo em geral. Os movimentos sociais a favor do meio ambiente recaem sobre a atividade agrícola, exigindo metodologias alternativas de produção sustentável. Nesse contexto, a produção orgânica se fortalece, pois ao mesmo tempo em que gera uma produção sustentável, gera renda para milhares de famílias no campo. Apesar do cenário positivo, a produção orgânica enfrenta problemas de logística e comercialização de produtos, falta de crédito específico para a agricultura orgânica, pouca experiência e informação técnica, dificuldade no controle de pragas e doenças, e falta de assistência técnica. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o cenário da agricultura orgânica em relação aos fatores que influenciam a produção e comercialização dos produtos, e procura responder questões como: Qual o método de produção mais viável aos pequenos produtores da agricultura familiar: convencional ou orgânico? Como o mercado consumidor se comporta em relação aos produtos orgânicos? Para respondê-las, a metodologia desta dissertação é dividida em dois artigos, o primeiro tem o objetivo de apresentar a situação e características do setor na cidade de Dourados – MS, e identificar o método de produção mais viável aos pequenos produtores, utilizando de um modelo de decisão multicritério, baseado em um survey aplicado a um grupo de produtores orgânicos da região. O segundo artigo é um estudo do comportamento dos consumidores de produtos orgânicos, através da metodologia survey, com aplicação de questionários em feiras livres na cidade de Dourados-MS e via redes sociais na internet. O objetivo desse segundo artigo é identificar a percepção da amostra em relação ao fenômeno estudado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, com auxílio do software SPSS Statistics ®. Os resultados indicam o método de produção orgânico como o mais adequado aos empreendimentos familiares, considerando os critérios “produção”, “mercado” e “logística”. O segundo artigo apresenta resultados relevantes como os principais fatores limitadores de consumo e as ações a serem implantadas para o desenvolvimento da atividade orgânica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-21T18:37:24Z No. of bitstreams: 1 WagnerKazuyoshiShimada.pdf: 2299208 bytes, checksum: 8995b2658729b979929aace0b0e3a412 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-21T18:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WagnerKazuyoshiShimada.pdf: 2299208 bytes, checksum: 8995b2658729b979929aace0b0e3a412 (MD5) Previous issue date: 2015-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Agronegóciospt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectOrganic agricultureen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectDourados (Mato Grosso do Sul)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO RURALpt_BR
dc.titleTendências da agricultura orgânica familiar: fatores que influenciam a produção e comercializaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Agronegócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WagnerKazuyoshiShimada.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.