Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jorge Eremites de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0923343651601939pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Levi Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669550558445333pt_BR
dc.contributor.referee2Funari, Pedro Paulo de Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4675987454835364pt_BR
dc.creatorSilva, Luciano Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385576844973504pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T18:32:57Z-
dc.date.available2018-09-11T18:32:57Z-
dc.date.issued2007-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Pereira da. Arqueologia e ensino superior indígena: uma experiência na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres: 2006-2007. 2007. 290 p. Dissertação (Mestrado em História)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/158-
dc.description.abstractThis dissertation has as general objective to analyze the indigenous protagonism in the production of the knowledge about Archeology. The analyzed material was produced by a hundred indigenous teachers of twenty-two ethnic groups from the State of Mato Grosso who attend degree courses in the fields of Languages, Arts, Literatures; Mathematical , Natural; and Social Sciences of the “Indigenous Higher Education”, integrated into the “Intercultural Indigenous Higher Education Program” of the Mato Grosso State University (UNEMAT). The dissertation has as origin two courses accomplished in 2006 to these indigenous teachers: " Indigenous housing and Archeology” and " Archeology ". Besides that, the current study also discusses the historical construction about the Indian, in two aspects: the stereotype and the ethnic affirmation. Indigenous school education and the program called “Indigenous Higher Education” in Mato Grosso reflect a political vindicatory scene of the indigenous societies. The indigenous teachers inserted as protagonists in the context of the process of academic formation, investigation and knowledge production, demonstrate plural forms of reflecting, and acting on their historical and cultural patrimony. The importance of the research developed by the teachers stands out two points: the registration of the research and the return of the knowledge to the community. It was concluded that the group of ideas exposed by the teachers is related to political perspectives around Archeology, in their social, cultural, symbolic, and affective aspects.en
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral analisar o protagonismo indígena na produção do conhecimento sobre a arqueologia. O material analisado foi produzido por cem professores indígenas de vinte e duas etnias do Estado do Mato Grosso, os quais cursam as licenciaturas nas áreas de Línguas, Artes e Literaturas; Ciências Matemáticas e da Natureza; e Ciências Sociais do “Ensino Superior Indígena”, integrado ao “Programa de Educação Superior Indígena Intercultural” (PROESI) da Universidade do Estado do Mato Grosso. A dissertação tem como procedência dois cursos realizados em 2006 para esses professores indígenas: “Arqueologia e Habitação Indígena” e “Arqueologia”. Além disso, o presente estudo também discute a construção histórica sobre o índio em dois aspectos: o estereótipo e a afirmação étnica. A educação escolar indígena e o “Ensino Superior Indígena” em Mato Grosso refletem um quadro político reivindicatório das sociedades indígenas. Os professores (as) indígenas inseridos como protagonistas no contexto do processo de formação acadêmica, investigação e produção do conhecimento, demonstram formas plurais de refletir e agir sobre o seu patrimônio histórico-cultural. A importância sobre a pesquisa desenvolvida pelos professores ressalta dois pontos: o registro da pesquisa e o retorno do conhecimento para a comunidade. Concluiu-se que, o conjunto de idéias expostas pelos professores relaciona-se a questões políticas em torno da arqueologia, em seus aspectos materiais, sociais, culturais, simbólicos e afetivos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-09-11T18:32:57Z No. of bitstreams: 1 LucianoPereiradaSilva.pdf: 9324990 bytes, checksum: 60f9d920a2617edc4352b99dbde22a6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-11T18:32:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucianoPereiradaSilva.pdf: 9324990 bytes, checksum: 60f9d920a2617edc4352b99dbde22a6e (MD5) Previous issue date: 2007-12-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectArchaeologyen
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectPovos indígenas - formação de professorespt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Teacher educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.titleArqueologia e ensino superior indígena: uma experiência na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres: 2006-2007pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianoPereiradaSilva.pdf9,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.