Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Corrêa, Laís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7663688927643108pt_BR
dc.contributor.referee1Hashimoto, Selma Helena Marchiori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451036002830451pt_BR
dc.contributor.referee2Rogenski, Josuel Kruppa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613670538812221pt_BR
dc.creatorNantes, Miqueias Augusto Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623436808093986pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T18:39:22Z-
dc.date.available2019-09-03T18:39:22Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.citationNANTES, Miqueias Augusto Ferreira. Polinômios e aproximação de funções: uma abordagem da educação básica ao ensino superior. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1604-
dc.description.abstractThis work has as main objective the improvement of the Mathematics teacher, specifically in relation to the content of polynomial functions. In pursuit of this objective, a study is presented on the concept, and properties of polynomial functions at the level of Higher Education, deepen their knowledge of the subject and, moreover, improvement of the teacher reflects positively in the process teaching-learning, bringing an improvement for the same. In this sense, it is also presented a survey of the years of Basic Education in which the contents about polynomial functions are studied, as well as their abilities, both for the Curriculum of the State of Mato Grosso do Sul, and for the BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Both are compared to a discussion/analysis by the SBM (Sociedade Brasileira de Matematica) about contents ande skills in the years of Basic Education, leading the teacher to a reflection on this subject. To illustrate the importance of polynomial functions, we present approximation of functions using polynomials. This technique was developed many years ago and is used nowadays. There are numerous advantages in, instead of manipulating a complex function, to approximate it by a polynomial, which is given by a simple expression, with derivate and integral easy to be calculated as well as their roots. Therefore, different interpolation methods were studied in this work, namely: Lagrange method, linear Interpolation, Newton method and Spline.en
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o aperfeiçoamento do professor de Matemática, especificamente, em relação ao conteúdo de funções polinomiais. Na busca de atingir tal objetivo, apresenta-se um estudo sobre o conceito, operações e propriedades das funções polinomiais a nível de Ensino Superior, buscando aprofundar seu conhecimento no assunto e, mais ainda, buscando com que esse aperfeiçoamento do professor reflita de maneira positiva no processo ensino-aprendizagem, trazendo uma melhora para o mesmo. Nesse sentido, é apresentado também um levantamento dos anos do Ensino Básico nos quais os conteúdo sobre funções polinomiais são estudados, bem como suas habilidades, tanto para o Currículo do Estado de Mato Grosso do Sul, quanto para a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ambos são comparados com uma discussão/análise feita pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) sobre os conteúdos e habilidades nos anos do Ensino Básico, levando o professor à uma reflexão sobre o assunto. Para ilustrar a importância das funções polinomiais, apresenta-se um estudo sobre aproximação de funções utilizando polinômio. Esta técnica foi desenvolvida há muitos anos atrás e é utilizada até os dias de hoje. Há inúmeras vantagens em, ao invés de manipular uma função complexa, aproximá la por um polinômio, o qual é dado por uma expressão simples, com derivada e integral fáceis de serem calculadas, assim como suas raízes. Para tanto, diferentes métodos de interpolação foram estudados neste trabalho, a saber: método de Lagrange, Interpolação linear, método de Newton e Spline.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-03T18:39:22Z No. of bitstreams: 1 MiqueiasAugustoFerreiraNantes.pdf: 44992809 bytes, checksum: 0835af15e2a534bb547f313e594f7900 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-03T18:39:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MiqueiasAugustoFerreiraNantes.pdf: 44992809 bytes, checksum: 0835af15e2a534bb547f313e594f7900 (MD5) Previous issue date: 2018-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectFunção polinomialpt_BR
dc.subjectPolynomialen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePolinômios e aproximação de funções: uma abordagem da educação básica ao ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MiqueiasAugustoFerreiraNantes.pdf43,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.