Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1674
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções para as expressões corporais e faciais de atores: estudo bibliográfico em cruzamento com análise de três series televisivas e um filme
Autor(es): Mendes, Klelervon Pinheiro
Primeiro Orientador: Guerra, Ariane
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Marcos
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto Junior, Braz
Resumo: Tratarei neste trabalho sobre o estudo do corpo e das expressões faciais e corporais com base na emoção. Para este fim, me embaso nos livros A linguagem das emoções (2011), de Paul Ekman; e O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal (2015), de Pierre Weil e Roland Tompakow. O primeiro livro trata da trajetória de estudo do autor em que o mesmo viajou o mundo pesquisando e estudando teoricamente o corpo e as emoções das pessoas, conseguindo perceber que todas as pessoas podem ter as mesmas emoções, porém não significando que elas sentem estas emoções da mesma maneira. Perceber o seu corpo primeiramente para depois descobrir as emoções dos outros, esta é a premissa de Ekman. O livro O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal (2015), de Pierre Weil e Roland Tompakow, abarca os símbolos, códigos existentes no corpo que muitos não percebem pois não param para observar, nos fazendo perceber que no lugar de só olhar por olhar, temos que observar e captar o que o corpo dos outros querem dizer, usando a esfinge, uma analogia dos seguintes animais: o boi, leão e águia. Trago as séries televisivas O Mentalista, Chaves, Lie to me; e o filme de animação Divertidamente, para fazer uma comparação destes livros com os corpos dos personagens nas séries e filme, compreendendo como são estas emoções na animação, demostrando estes códigos que podem ser encontrados nos seriados, e que se passam também no nosso dia a dia.
Abstract: I will deal in this work on the study of body and facial and body expressions based on emotion. To this end, I embarrass myself in the books The Language of Emotions (2011), by Paul Ekman; and The Body Speaks: The Silent Language of Nonverbal Communication (2015) by Pierre Weil and Roland Tompakow. The first book deals with the trajectory of study of the author in which the same traveled the world researching and theoretically studying the body and the emotions of the people, being able to realize that all the people can have the same emotions, but not meaning that they feel these emotions of the Similarly. Perceiving your body first and then discovering the emotions of others, this is Ekman's premise. The book The Body speaks: the silent language of non-verbal communication (2015) by Pierre Weil and Roland Tompakow embraces the symbols, codes in the body that many do not perceive because they do not stop to observe, making us realize that instead of just look at looking, we have to observe and capture what the body of others means, using the sphinx, an analogy of the following animals: the ox, the lion and the eagle. I bring the television series The Mentalist, Chaves, Lie to me; and the animated film Inside Out to compare these books with the characters' bodies in the series and film, understanding how these emotions are in animation, demonstrating these codes that can be found in the series, and which also happen in our day to day.
Palavras-chave: Expressão corporal
Body expression
Expressão facial
Facial expression
Emoções
Emotions
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
Citação: MENDES, Klelervon Pinheiro. Percepções para as expressões corporais e faciais de atores: estudo bibliográfico em cruzamento com análise de três series televisivas e um filme. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Cênicas) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1674
Data do documento: 27-Mai-2019
Aparece nas coleções:Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KlelervonPinheiroMendes.pdf20 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.