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Tipo: Dissertação
Título: Entre fronteiras e pré-conceitos: o ensino de Língua Portuguesa em escolas municipais de Amambai-MS
Autor(es): Mota, Vânia Márcia Correia da
Primeiro Orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Lara, Glaucia Muniz Proença
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Rinaldo Vitor da
metadata.dc.contributor.referee3: Batistote, Maria Luceli Faria
metadata.dc.contributor.referee4: Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
Resumo: Esta dissertação pretende problematizar o ensino de Língua Portuguesa a partir da grande discussão que há tempos circula em torno de conceitos linguísticos e sua aplicabilidade no ensino da língua materna. Cerra fileiras também com os referenciais pedagógicos e outros materiais voltados à formação continuada, que em grande medida reforçam a necessidade de uma maior sensibilidade sociolinguística nas instituições escolares. Como estudo de caso, este trabalho detém-se em avaliar o ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas municipais de Amambai-MS, município situado na faixa de fronteira com a República do Paraguai. A fronteira, neste caso, deve ser compreendida para além de sua dimensão geográfica, pois o amálgama cultural é notório no município em questão, percebido em sua dimensão étnica, geracional ou socioeconómica. É possível verificar que as mudanças sugeridas pelos PCN's para o ensino de Língua Portuguesa são reconhecidas no ambiente escolar, porém, seja por falta de condições de trabalho adequadas, seja por insuficiência de domínio teórico, os educadores com muita frequência declaram não aprofundar tais orientações. É o caso do não-reconhecimento e valorização da variedade linguística como central para o despertar de interesse dos alunos em sua educação. Isso pôde ser notado, por exemplo, pela insistência dos professores em descrever situações em que o aluno falaria/escreveria "errado". Persistiria então entre os docentes a tradição normativoprescritiva, assentada unicamente no português padrão? E com isso, estaríamos situados entre fronteiras e pré-conceitos? A pesquisa vai tentar responder a essas e demais questões.
Abstract: This essay aims to discuss the teaching of Portuguese from the great discussion that has long circulates around linguistic concepts and its application in the mother's tongue teaching. Also close ranks with the pedagogical framework and other materials aimed at continuing education, which largely reinforce the need for greater sensitivity sociolinguistics in schools. As a case study, this work holds up to evaluate the teaching of the Portuguese language in public schools in Amambai-MS, a municipality located in the border with the Republic of Paraguay. The boundary in this case should be understood beyond its geographic size, because the cultural amalgam is notorious in the municipality in question, perceived in its ethnic, generational or socio-economic dimension. It's posible to verify that the suggested changes by the NCP's for teaching Portuguese Language are recognized in the school environment, however, either for lack of adequate working conditions, either because of insufficient theoretical domain, the educators too often declare not to deepen these guidelines. It is the case of non-recognition and appreciation of linguistic variety as central to the awakening of interest in their students' education. It could be noted, for example, by the insistence of teachers to describe situations in which the student speak / write "wrong". Then, would it persist among teachers normativeprescriptive tradition, seated alone in default Portuguese? And thus, would we be situated between boundaries and preconceptions? The research will attempt to answer these and other questions.
Palavras-chave: Relação leitura e escrita
Reading writing relationship
Linguística
Linguistics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: MOTA, Vânia Márcia Correia da. Entre fronteiras e pré-conceitos: o ensino de Língua Portuguesa em escolas municipais de Amambai-MS. 2014. 228 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1702
Data do documento: Mar-2014
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