Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Abreu, Silvana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188556350430630pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.creatorAzevedo, João Vanderley-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6190735299419052pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T21:08:35Z-
dc.date.available2019-09-13T21:08:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationAZEVEDO, João Vanderley. O Uso das salas de tecnologias educacionais no ensino de geografia: desafios e perspectivas. 2009. 98 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1708-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the current stage of formation of the Information Society and its reflexes in the contemporary society. Thus, the origins spread by the multilateral institutions, will be analyzed, which adopt the use of the Technologies of the Information and Communication (TIC) as principal way for the economical, political and cultural development of the nations. Simultaneously, the Brazilian government develops actions that effective the use of the TIC in education, starting with the installation of Educational Technology Rooms (STE) in the school environment, which brings new didactic-pedagogic challenges. The theoretical discussion presented in this research is a result of an approach among the theoretical production elaborated by the Geographical Science and other humanities and the practices developed in the daily classroom use and STE of five teachers' from the public school in Dourados-MS.en
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo analisar o atual estágio de formação da Sociedade da Informação e seus reflexos na sociedade contemporânea. Para tanto, serão analisados os princípios propagados pelas instituições multilaterais, que adotam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como principal via para o desenvolvimento econômico, político e cultural das nações. Concomitantemente, o governo brasileiro desenvolve ações de efetivação do uso das TIC na educação, a partir da instalação de Salas de Tecnologias Educacionais (STE) no ambiente escolar, o que traz novos desafios didático-pedagógicos. A discussão teórica apresentada nesta pesquisa é resultado de uma aproximação entre a produção teórica elaborada pela Ciência Geográfica e demais Ciências Humanas e as práticas desenvolvidas no cotidiano de uso de sala de aula e STE de cinco professores da rede pública de Dourados-MS.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-13T21:08:35Z No. of bitstreams: 1 JoaoVanderleyAzevedo.pdf: 78850 bytes, checksum: dfd65f8e109dbbb2efd5a80b5a22fc47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-13T21:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoaoVanderleyAzevedo.pdf: 78850 bytes, checksum: dfd65f8e109dbbb2efd5a80b5a22fc47 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation societyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO Uso das salas de tecnologias educacionais no ensino de geografia: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoVanderleyAzevedo.pdf77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.