Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Abreu, Silvana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188556350430630pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Salete Kozel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0142296221294624pt_BR
dc.creatorMichenco, Sivaldo de Macedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809331467977352pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-13T12:54:10Z-
dc.date.available2018-09-13T12:54:10Z-
dc.date.issued2011-08-30-
dc.identifier.citationMICHENCO, Sivaldo de Macedo. Representações das fronteira Brasil-Paraguai segundo alunos do 3º ano do Ensino Médio em Amambai-MS. 2011. 125 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/172-
dc.description.abstractThe transformations that Geography has been experiencing in recent decades are observed in the advent of new theoretical proposals and new research methodologies. This research, aims to seize up a methodology, ends up to ally the theory of representations to the boundary context, attempting to assist in the establishment of reflections on the Brazil-Paraguay border, more specifically on the border of the Southern state of MatoGrosso do Sul with that country. At the same time with this reflection seeks to contribute to the Geography’s teaching in schools located in that area. To operationalize the proposed research, fits into the context of intra-school classes in the 3rd year of secondary education in public schools, located in the municipality of Amambai/MS, in order to reveal the students' representations about this border. The results show that the availability of new directions for this boundary is possible, depending on new identification processes that can be emerged, especially in the classroom’s context. The appropriation of this new way of conceiving the border, in our view, can also be made available in the change of media’s attitude, which ends up conveying the image of a transgression.en
dc.description.resumoAs transformações que a Geografia vem experimentando nas últimas décadas são observadas no advento de novas propostas teóricas e novas metodologias de pesquisas. Esta pesquisa, visando apreender-se de nova metodologia, acaba por aliar a teoria das representações com o contexto fronteira, procurando assim auxiliar o estabelecimento de reflexões sobre a fronteira Brasil-Paraguai, mais especificamente, sobre a fronteira da porção sul do Estado do Mato Grosso do Sul com aquele país. Ao mesmo tempo com essa reflexão, procura contribuir com o ensino de Geografia das escolas localizadas nessa área. Para operacionalizar a proposta, a investigação se insere no contexto intraescolar das turmas do 3ºano do ensino médio das escolas públicas, localizadas no município de Amambai-MS, visando revelar as representações dos alunos acerca dessa fronteira. A análise dos resultados revela que a disponibilização de novos sentidos para essa fronteira é possível, dependendo de novos processos de identificação que podem ser emersos, principalmente, no contexto da sala de aula. A apropriação dessa nova maneira de conceber a fronteira, a nosso ver, também pode ser disponibilizada na mudança de postura da mídia, que acaba transmitindo a imagem da contravenção.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-09-13T12:54:10Z No. of bitstreams: 1 SivaldodeMacedoMichenco.pdf: 5410069 bytes, checksum: 6b8a9738b31e611ec4a0a8812b3b4b34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-13T12:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SivaldodeMacedoMichenco.pdf: 5410069 bytes, checksum: 6b8a9738b31e611ec4a0a8812b3b4b34 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil-Paraguai - Região de fronteirapt_BR
dc.subjectBrazil-Paraguay Border Regionen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONALpt_BR
dc.titleRepresentações das fronteira Brasil-Paraguai segundo alunos do 3º ano do Ensino Médio em Amambai-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SivaldodeMacedoMichenco.pdf5,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.