Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/173
Tipo: Dissertação
Título: A Produção da natureza na fronteira do Brasil com o Paraguai: o Pantanal e o Chaco: unidade e diversidade
Autor(es): Costa, Lidiane Almeida
Primeiro Orientador: Moretti, Edvaldo Cesar
metadata.dc.contributor.referee1: Banducci Junior, Alvaro
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Adáuto de Oliveira
Resumo: O Pantanal é uma região, situada no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, perfazendo uma área de 250 mil km² em terras brasileiras, além de, também, englobar o norte do Paraguai e o leste da Bolívia e parte do território argentino (onde é denominado de Chaco), na Argentina e Bolívia formam uma área de cerca de 1 milhão de km². Essas localidades possuem características comuns ao apresentarem grande diversidade ambiental, com espécies vegetais e animais considerados únicas no mundo, no entanto, a produção e o uso desses ambientes são variados nos diferentes países, gerando territorialidades diferenciadas em um ambiente natural único. Baseando-se nessa realidade, esta dissertação pretendeu abordar sobre a produção da natureza, tendo como área de investigação o Pantanal localizado em território brasileiro e o Chaco localizado no território Paraguaio, com reflexões baseadas na ciência geográfica, no que se refere à produção e consumo do espaço, a partir da abordagem da espacialidade relacionada com a produção de natureza. A análise acerca do ambiente pantaneiro e chaquenho possibilitaram ou a eleição de novos paradigmas capazes de não tomar o Homem e a Natureza como pólos excludentes, entendendo que as transformações ocorridas em determinadas localidades não acontecem esporadicamente, isentas daquelas pelas quais passa o mundo, uma vez que estão relacionadas a mecanismos de poder. Entre eles, é possível destacar, no que se referem ao meio ambiente, os programas e leis que determinam como os recursos naturais de determinado território serão consumidos. Assim, é tarefa da Geografia compreender as marcas da ação histórica da intervenção da sociedade na natureza.
Abstract: El Pantanal es una región, situada en el sur de Mato Gosso y en el noroeste de Mato Grosso del Sur, ambos departamentos del Brasil, totalizando un área de 250 mil km² en tierras brasileras, englobando también el norte de Paraguay, leste de Bolivia y parte del territorio argentino (donde es denominado Chaco), estos ultimos países forman un área de aproximadamente 1 millón de km². Estas localidades poseen características comunes por presentar gran diversidad ambiental, con especies vegetales y animales considerados únicos en el mundo, sin embargo, la producción y el uso de esos ambientes son variados en los diferentes países, proporcionando territorialidades diferenciadas en un ambiente natural único. Basado en esta realidad, la disertación pretendió abordar sobre la producción de la naturaleza, teniendo como área de investigación el Pantanal, localizado en territorio brasilero y el Chaco, localizado en territorio paraguayo, con reflexiones basadas en la ciencia geográfica, en lo que se refiere a la producción y consumo del espacio, a partir del abordaje de la espacialidad relacionada con la producción de la naturaleza. El analice sobre el ambiente pantaneiro y chaqueño posibilitó la elección de nuevos paradigmas capaces de no tener al hombre y a la naturaleza como polos excluyentes, entendiendo que las transformaciones sucedidas en determinadas localidades se concretizaron esporádicamente, exentas de aquellas por las cuales pasa el mundo, una vez que están conectadas a mecanismos de poder. Entre ellos, es posible destacar en lo que se refiere al medio ambiente, los programas y leyes que determinan como los recursos naturales de determinado territorio serán consumidos. Con todo, es tarea de la Geografía comprender las marcas de la acción histórica referente a la intervención de la sociedad en la naturaleza.
Palavras-chave: Brasil-Paraguai - Região de fronteira
Brazil-Paraguay Border Region
Chaco (Paraguai)
Pantanal (Brasil)
Preservação ambiental
Environmental protection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: COSTA, Lidiane Almeida. A Produção da natureza na fronteira do Brasil com o Paraguai: o Pantanal e o Chaco: unidade e diversidade. 2012. 200 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/173
Data do documento: 18-Jul-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LidianeAlmeidadaCosta.pdf12,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.