Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1819
Tipo: Dissertação
Título: Tessituras do letramento digital na produção do gênero meme por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental II
Título(s) alternativo(s): Tessituras of digital literacy in the meme genre produced by ninth grade students of Elementary School
Autor(es): Arce, Domitilla Medeiros
Primeiro Orientador: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.referee1: Gama, Anailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Thayse Figueira
Resumo: Embora no Brasil urbano contemporâneo, a tecnologia possua um caráter ubíquo, constatamos que, após duas décadas da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), as tecnologias digitais ainda são precariamente utilizadas na Educação Básica. Diante desse cenário, nos perguntamos: como fomentar práticas de letramento digital explorando os gêneros digitais e como a escola pode contribuir para aprofundar esse conhecimento, tornando-o um instrumento de atuação crítica? Assim, objetivamos analisar os impactos de uma sequência de ensino (CORDEIRO, 2015) que envolvesse os letramentos digitais na disciplina de Língua Portuguesa, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Dourados-MS. A partir do diagnóstico das entrevistas semiestruturadas, optamos pela produção do meme (pois se trata de um gênero digital que muito circula entre os estudantes) e desenvolvemos uma sequência de ensino que propiciou uma leitura mais profunda e crítica do gênero e a sua produção. O corpus é composto pelas produções multimodais dos discentes, pelo áudio das entrevistas semiestruturadas e pela videogravação da intervenção. A pesquisa, de abordagem qualitativa e base interpretativa, enquadra-se como pesquisa participante e está inserida no campo da Linguística Aplicada, tendo como aporte teórico os estudos sobre (Multi)letramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; STREET, 2006; 2014; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016); Gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2013; ROJO; BARBOSA, 2015; VOLOCHINÓV, 2018) e Semiótica Narrativa (Greimasiana) (BARTHES, 1990; FIORIN, 1999; GREIMAS; COURTÉS, 2008). Essa interface entre os estudos aplicados da linguagem, a semiótica e as práticas que envolvem o letramento digital dá à pesquisa seu caráter transdisciplinar. Portanto, consideramos os memes, constituídos por fotos com legenda, tanto textos multimodais quanto textos sincréticos, uma vez que integram em sua forma o verbovisual na mesma enunciação. Por fim, a seleção e análise dos memes propiciou o delineamento dos letramentos digitais (hipermidiáticos) acionados pelos estudantes-autores para a criação destes textos digitais; enquanto que, a teoria semiótica foi empregada para analisar o produto final, isto é, os memes (textos sincréticos) gerados a partir de tais letramentos. Por sua vez, os letramentos evidenciaram que os estudantes utilizaram mais os aplicativos de smartphone do que o site sugerido no comando da atividade, que detêm um conhecimento semiótico intuitivo, que buscam explorar efeitos de realidade na construção dos sentidos e que recorrem ao humor sem apelar a clichês preconceituosos.
Abstract: Although in contemporary urban Brazil, the technology has a ubiquitous character, we realized that after two decades of publication of the National Curriculum Parameters (PCN) (BRAZIL, 1998), the digital technologies are still precariously exploring in Basic Education. Considering this scenario, we have some questions: How to foment digital literacies practices by exploring the digital genres?; How can the school contribute to deepening this knowledge, making it an instrument to acting critically? Thus, we aimed to analyze the impacts of a teaching sequence (CORDEIRO, 2015) involving digital literacies in the Portuguese Language subjects, in the ninth grade classes of Elementary School of a public school in Dourados City, Mato Grosso do Sul State, Brazil. Based on the diagnosis of semi-structured interviews, we decided for the meme genre production (because the students read and share a lot this digital genre on the Internet) and developed a teaching sequence that made possible a deeper and critical reading about the genre and its production. The corpus is composed for the multimodal productions of the students, the audio of the semi-structured interviews and the video recording of the intervention at school class. This participatory research, inserted in applied linguistics field, has a qualitative approach and an interpretative basis. Furthermore, the research has as theoretical contribution the studies on Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; STREET, 2006; 2014; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), Speech Genres (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2013; ROJO; BARBOSA, 2015; VOLOCHINÓV, 2018) and Narrative Semiotics (Greimas’ Semiotics Theory) (BARTHES, 1990; FIORIN, 1999; GREIMAS; COURTÉS, 2008). This interface between the applied linguistics studies, the semiotics and the practices that involve digital literacy gives to the research its transdisciplinary character. Therefore, we consider the memes, composed by photos and subtitle, both multimodal texts and syncretic texts, since they integrate the verbal and the no verbal in the same enunciation. Finally, the selection and analysis of the memes provided the delineation of the digital literacies (hypermidiatic) mobilized by the student authors for the creation of these digital texts; while the semiotic theory was used to analyze the final product: the memes (syncretic texts) generated from such literacies. On the other hand, the literacies demonstrated: the students used more mobile applications than the website suggested for activity command; they had an intuitive semiotic knowledge; they explored effects of reality to construct the texts’ senses and they knew how to use the humor without appealing to biased clichés.
Palavras-chave: Letramento digital
Computer literacy
Educação básica
Elementary education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: ARCE, Domitilla Medeiros. Tessituras do letramento digital na produção do gênero meme por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1819
Data do documento: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DomitillaMedeirosArce.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.