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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edilaine Buin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5566353304529422pt_BR
dc.contributor.referee1Gama, Anailton de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0862943254013452pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Thayse Figueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682532606824015pt_BR
dc.creatorArce, Domitilla Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861988104682922pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T18:02:20Z-
dc.date.available2019-09-26T18:02:20Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationARCE, Domitilla Medeiros. Tessituras do letramento digital na produção do gênero meme por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1819-
dc.description.abstractAlthough in contemporary urban Brazil, the technology has a ubiquitous character, we realized that after two decades of publication of the National Curriculum Parameters (PCN) (BRAZIL, 1998), the digital technologies are still precariously exploring in Basic Education. Considering this scenario, we have some questions: How to foment digital literacies practices by exploring the digital genres?; How can the school contribute to deepening this knowledge, making it an instrument to acting critically? Thus, we aimed to analyze the impacts of a teaching sequence (CORDEIRO, 2015) involving digital literacies in the Portuguese Language subjects, in the ninth grade classes of Elementary School of a public school in Dourados City, Mato Grosso do Sul State, Brazil. Based on the diagnosis of semi-structured interviews, we decided for the meme genre production (because the students read and share a lot this digital genre on the Internet) and developed a teaching sequence that made possible a deeper and critical reading about the genre and its production. The corpus is composed for the multimodal productions of the students, the audio of the semi-structured interviews and the video recording of the intervention at school class. This participatory research, inserted in applied linguistics field, has a qualitative approach and an interpretative basis. Furthermore, the research has as theoretical contribution the studies on Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; STREET, 2006; 2014; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), Speech Genres (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2013; ROJO; BARBOSA, 2015; VOLOCHINÓV, 2018) and Narrative Semiotics (Greimas’ Semiotics Theory) (BARTHES, 1990; FIORIN, 1999; GREIMAS; COURTÉS, 2008). This interface between the applied linguistics studies, the semiotics and the practices that involve digital literacy gives to the research its transdisciplinary character. Therefore, we consider the memes, composed by photos and subtitle, both multimodal texts and syncretic texts, since they integrate the verbal and the no verbal in the same enunciation. Finally, the selection and analysis of the memes provided the delineation of the digital literacies (hypermidiatic) mobilized by the student authors for the creation of these digital texts; while the semiotic theory was used to analyze the final product: the memes (syncretic texts) generated from such literacies. On the other hand, the literacies demonstrated: the students used more mobile applications than the website suggested for activity command; they had an intuitive semiotic knowledge; they explored effects of reality to construct the texts’ senses and they knew how to use the humor without appealing to biased clichés.en
dc.description.resumoEmbora no Brasil urbano contemporâneo, a tecnologia possua um caráter ubíquo, constatamos que, após duas décadas da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), as tecnologias digitais ainda são precariamente utilizadas na Educação Básica. Diante desse cenário, nos perguntamos: como fomentar práticas de letramento digital explorando os gêneros digitais e como a escola pode contribuir para aprofundar esse conhecimento, tornando-o um instrumento de atuação crítica? Assim, objetivamos analisar os impactos de uma sequência de ensino (CORDEIRO, 2015) que envolvesse os letramentos digitais na disciplina de Língua Portuguesa, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Dourados-MS. A partir do diagnóstico das entrevistas semiestruturadas, optamos pela produção do meme (pois se trata de um gênero digital que muito circula entre os estudantes) e desenvolvemos uma sequência de ensino que propiciou uma leitura mais profunda e crítica do gênero e a sua produção. O corpus é composto pelas produções multimodais dos discentes, pelo áudio das entrevistas semiestruturadas e pela videogravação da intervenção. A pesquisa, de abordagem qualitativa e base interpretativa, enquadra-se como pesquisa participante e está inserida no campo da Linguística Aplicada, tendo como aporte teórico os estudos sobre (Multi)letramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; STREET, 2006; 2014; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016); Gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2013; ROJO; BARBOSA, 2015; VOLOCHINÓV, 2018) e Semiótica Narrativa (Greimasiana) (BARTHES, 1990; FIORIN, 1999; GREIMAS; COURTÉS, 2008). Essa interface entre os estudos aplicados da linguagem, a semiótica e as práticas que envolvem o letramento digital dá à pesquisa seu caráter transdisciplinar. Portanto, consideramos os memes, constituídos por fotos com legenda, tanto textos multimodais quanto textos sincréticos, uma vez que integram em sua forma o verbovisual na mesma enunciação. Por fim, a seleção e análise dos memes propiciou o delineamento dos letramentos digitais (hipermidiáticos) acionados pelos estudantes-autores para a criação destes textos digitais; enquanto que, a teoria semiótica foi empregada para analisar o produto final, isto é, os memes (textos sincréticos) gerados a partir de tais letramentos. Por sua vez, os letramentos evidenciaram que os estudantes utilizaram mais os aplicativos de smartphone do que o site sugerido no comando da atividade, que detêm um conhecimento semiótico intuitivo, que buscam explorar efeitos de realidade na construção dos sentidos e que recorrem ao humor sem apelar a clichês preconceituosos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-26T18:02:20Z No. of bitstreams: 1 DomitillaMedeirosArce.pdf: 3416677 bytes, checksum: a865bfe5023d69afaf479dfa8ae707e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-26T18:02:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DomitillaMedeirosArce.pdf: 3416677 bytes, checksum: a865bfe5023d69afaf479dfa8ae707e1 (MD5) Previous issue date: 2016-06-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectComputer literacyen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleTessituras do letramento digital na produção do gênero meme por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeTessituras of digital literacy in the meme genre produced by ninth grade students of Elementary Schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
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