Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vinha, Marina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240287048254463pt_BR
dc.creatorViegas, Lívia Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7378461988609765pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T19:38:16Z-
dc.date.available2019-10-08T19:38:16Z-
dc.date.issued2014-02-06-
dc.identifier.citationVIEGAS, Lívia Ribeiro. A Produção de conhecimento sobre língua guarani entre 2000 a 2012. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1847-
dc.description.abstractThis study aimed to conduct a survey on what has already been done on scientific production and kaiowá Guarani language. The research on the subject cited was held in the collections of three universities in Mato Grosso do Sul: Federal University of Mato Grosso do Sul, Dom Bosco Catholic University and Federal University of Grande Dourados and the search site database of Theses and Dissertations. Ten master of masters and a doctorate were analyzed, all involving the theme and Guarani indigenous kaiowá education and the issue of Guaraní language. Theoretical framework jobs D'angelis (1999) and Maher (2005) were used. In the conclusion, we believe that research can be expanded to go beyond the scientific production, aiming not only to information, but the formation of a public that is present in school and lives with two languages: Portuguese and Guarani.en
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre o que já foi produzido cientificamente sobre a língua guarani e kaiowá. A pesquisa foi realizada nos acervos de três universidades no Mato Grosso do Sul: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco e Universidade Federal da Grande Dourados. Foi também investigado no site de busca do Banco de Teses e Dissertações. Foram analisadas dez dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, todas envolvendo a temática educação escolar indígena guarani e kaiowá e a questão da língua guarani. Como referencial teórico foram usados os trabalhos de D’angelis (1999) e Maher (2005). Nas considerações finais, consideramos que a pesquisa pode ser ampliada de modo a ir além da produção científica, visando não só a informação, mas a formação de um público que está presente na escola e convive com os dois idiomas: o guarani e o português.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:38:16Z No. of bitstreams: 1 LiviaRibeiroViegas.pdf: 134132 bytes, checksum: 2ca108a7d51b1bae13a296fadb417131 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:38:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LiviaRibeiroViegas.pdf: 134132 bytes, checksum: 2ca108a7d51b1bae13a296fadb417131 (MD5) Previous issue date: 2014-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectBilingual educationen
dc.subjectLíngua guaranipt_BR
dc.subjectGuarani languageen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Produção de conhecimento sobre língua guarani entre 2000 a 2012pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiviaRibeiroViegas.pdf130,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.