Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Rosemeire Messa de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235662170704512pt_BR
dc.creatorChaves, Marcia Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9992466589428997pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T19:39:27Z-
dc.date.available2019-10-08T19:39:27Z-
dc.date.issued2014-02-05-
dc.identifier.citationCHAVES, Marcia Monteiro. Concepção de currículo na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1848-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the current design curriculum for Early Childhood Education, in this legislation, government documents and works of authors and researchers in this field. For this, we performed literature and documents from reading laws, documents and articles that deal with this theme. In this article, the proposed expressions curricular or pedagogical proposal are included as a way to be lived collectively, and curriculum development, planned by teachers and educators need to consider the child as a citizen and legal history. Thus, from the literature study, we present a brief background of the history of childhood and the laws governing the rights of children at the Early Childhood Education and supports the realization of the curriculum that respects the child. In closing remarks, as search results, it is shown that the current design of this curriculum in law and especially the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education overcoming the traditional welfare conception occurs, proposing an education that includes the child as a subject of law and producer of culture, the educational institution where she can play, experiment, develop concepts, to dream, to imagine, to have a life full of meaningful learning.en
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar a atual concepção de currículo para Educação Infantil, presente na legislação, em documentos governamentais e em obras de autores e pesquisadores dessa área. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental com a leitura de leis, documentos e obras que tratam da temática. Neste artigo, as expressões proposta curricular ou proposta pedagógica são compreendidas como um caminho a ser vivido coletivamente, sendo que o desenvolvimento do currículo, planejado por professores e educadores, precisa considerar a criança como um cidadão histórico e de direito. Assim, a partir do estudo bibliográfico, apresenta-se uma breve contextualização da história da infância e das leis que regulamentam os direitos das crianças à Educação Infantil e favorecem a realização do currículo que respeita a criança. Nas considerações finais, como resultados da pesquisa, mostra-se que na concepção atual de currículo presente na legislação e especialmente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ocorre à superação da tradicional concepção assistencialista, propondo uma educação que compreende a criança como sujeito de direito e produtora de cultura, quando na instituição educacional ela pode brincar, experimentar, elaborar conceitos, sonhar, imaginar, ter uma vida plena de aprendizagens significativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:39:27Z No. of bitstreams: 1 MarciaMonteiroChaves.pdf: 212056 bytes, checksum: a49f3006fcf9c0f4e5fd90662fcb42a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaMonteiroChaves.pdf: 212056 bytes, checksum: a49f3006fcf9c0f4e5fd90662fcb42a3 (MD5) Previous issue date: 2014-02-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConcepção de currículo na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaMonteiroChaves.pdf207,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.