Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Luís Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875061290145878pt_BR
dc.creatorRodrigues, Maria Adriana Torqueti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561456592759934pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T19:43:38Z-
dc.date.available2019-10-08T19:43:38Z-
dc.date.issued2014-02-06-
dc.identifier.citationRodrigues, Maria Adriana Torqueti. Relatos de atividades práticas interdisciplinares vivenciadas na Escola Municipal Indigena Tengatuí Marangatu - Dourados, MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1849-
dc.description.abstractThe present study aimed to show reports of about interdisciplinary activities practices in Municipal School Indigenous Tengatuí Marangatu on Dourados city Estate of- MS , between the months of May to November 2013. The activities proposed were developed by the More Education and the Federal Government Agricultural Company Golden West Mato Grosso do Sul Program (EMBRAPA) with a Educational Action call of EDUCATIONAL ACTION 40 + 20. The Interdisciplinary practices were conducted with students from 6th grade, team A and B of Elementary School in the morning with the participation of all teachers of those team. The methodology was developed with each teacher according to their curriculum subject, and the garden was didactic and interdisciplinary resource for teachers, with the focus on the themes : Sustainability , Creativity , Innovation, Impact in the community ; Benefits of technologies for the learning of students and these items used as evaluative criteria established by EMBRAPA. Analyzing the practices of teachers, we can say that there are several possibilities for interdisciplinary work with the garden, involving theory and the practice. The interdisciplinarity can be regarded as an unfinished product or polysemic,as it is cited by some authors, it should be renewed, revisited every year or every step of a project conducted.en
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo apresentar relatos de atividades práticas interdisciplinares desenvolvidas na escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu; Dourados-MS, entre os meses de maio á novembro do ano de 2013. As atividades propostas foram desenvolvidas através do Programa Mais Educação do governo Federal e da Empresa Agropecuária Oeste de Dourados Mato Grosso do Sul (EMBRAPA), com uma Ação Educativa chamada AÇ O EDUCATIVA 40 + 20. As práticas interdisciplinares foram realizadas com alunos do 6° ano turmas A e B do período matutino com a participação de todos os professores das referidas turmas. A metodologia desenvolvida foi elaborada com cada professor de acordo com seu conteúdo curricular, tendo a horta como um recurso didático e interdisciplinar, enfocando os temas: Sustentabilidade; Criatividade; Inovação; Impacto na comunidade; Beneficio gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno, sendo estes itens usados como critérios avaliativos estabelecidos pela EMBRAPA. Analisando as práticas desenvolvidas podemos dizer que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, envolvendo teoria á prática. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico, assim como é citado por alguns autores, ela deve ser renovada, repensada a cada ano ou a cada etapa realizada de um projeto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:43:38Z No. of bitstreams: 1 MariaAdrianaTorquetiRodrigues.pdf: 731759 bytes, checksum: ecd3192c9b0ebbfcfe51631078106f08 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:43:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaAdrianaTorquetiRodrigues.pdf: 731759 bytes, checksum: ecd3192c9b0ebbfcfe51631078106f08 (MD5) Previous issue date: 2014-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectSchool gardensen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRelatos de atividades práticas interdisciplinares vivenciadas na Escola Municipal Indigena Tengatuí Marangatu - Dourados, MSpt_BR
dc.title.alternativeReports of experienced interdisciplinary activities in Indigenous Municipal School Tengatuí Marangatu - Dourados, MSen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAdrianaTorquetiRodrigues.pdf714,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.