Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.creatorSilva, Mariza Salete Backes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1258813211869388pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T19:51:00Z-
dc.date.available2019-10-08T19:51:00Z-
dc.date.issued2014-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, Mariza Salete Backes. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e suas múltiplas implicações no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1851-
dc.description.abstractThe proposed work aims to evaluate , describe and analyze what teachers of the city of Dourados MS know about Attention Deficit Disorder and Hyperactivity , here called TDAH and its multiple implications in the school context , with emphasis on the early years of education fundamental I. The present study was carried out through literature review and field research in four schools in Dourados MS, two of which are of public schools and two private schools. So a semistructured interview containing three questions, in which ten teachers were heard during the months of September and October 2013, was performed looking for what is the conception of TDAH and pedagogical interventions which cause greater effectiveness among children with the disorder. Through the readings , there was the importance of the teacher as a mediator of teaching and learning , thus seeking continuing education in new interventions that help children with TDAH to achieve higher levels of performance and understanding of the contents and is central to the educator have a routine practice content , incentives and rules for this set of assignments awaken the student 's interest in conducting the proposed activities and to comply with the combined stipulated by the teacher. In short, the efforts to bring larger studies surveyed clarifications on the subject were included. Through the interviews it was noted that many educators seek to make their readings, find ways to teach the content to their students with TDAH.en
dc.description.resumoO trabalho proposto tem como objetivo conhecer, descrever e analisar o que os professores da cidade de Dourados MS conhecem a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, aqui denominado TDAH e suas múltiplas implicações no contexto escolar, com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O presente estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo em quatro escolas da cidade de Dourados-MS, das quais duas são da rede pública e duas escolas da rede privada de ensino. Sendo assim, foi realizada uma entrevista semiestruturada contendo três perguntas, em que foram ouvidos dez professores durante os meses de setembro e outubro de 2013, procurando identificar qual é a concepção do TDAH e quais intervenções pedagógicas causam uma melhor eficácia entre as crianças com o transtorno. Por intermédio das leituras, verificou-se a importância do professor como um mediador do ensino-aprendizagem, buscando assim na formação continuada novas intervenções que auxiliem a criança com o TDAH a alcançarem melhores níveis de desempenho e compreensão dos conteúdos ministrados, sendo fundamental ao educador ter uma prática rotineira de conteúdos, incentivos e regras para que este conjunto de atribuições desperte no aluno o interesse em realizar as atividades propostas e em cumprir com os combinados estipulados pelo professor. Em suma, o esforço para que os estudos pesquisados trouxessem maiores elucidações sobre a temática foram contemplados. Por meio das entrevistas observou-se que muitos educadores procuram, ao fazer suas leituras, encontrar mecanismos para lecionar os conteúdos para os seus alunos com o TDAH.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:51:00Z No. of bitstreams: 1 MarizaSaleteBockesSilva.pdf: 327246 bytes, checksum: c41e78dffb50159bc07c98c1edd58214 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:51:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarizaSaleteBockesSilva.pdf: 327246 bytes, checksum: c41e78dffb50159bc07c98c1edd58214 (MD5) Previous issue date: 2014-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorderen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade e suas múltiplas implicações no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarizaSaleteBockesSilva.pdf319,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.