Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806pt_BR
dc.contributor.referee1Zinani, Cecil Jeanine Albert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031600091227253pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Paulo Sérgio Nolasco dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195628117281399pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Célia Regina Delácio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192pt_BR
dc.creatorSantos, Iva Carla Aveline Teixeira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6423224466614499pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-09T17:19:40Z-
dc.date.available2019-10-09T17:19:40Z-
dc.date.issued2017-05-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Iva Carla Aveline Teixeira dos. Literatura e memória: a formação de leitoras no ensino de jovens e adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1856-
dc.description.abstractThis master´s dissertation has as objective to analyze and to construct reflections that depart from the relationship of adult women, primary school students from a school in the city of Dourados-MS, in the modality of Young and Adult Education (EAY), with the literary texts and as this reflect in yours life and reading history. The investigation was divided in two steps: the first consists in totake the literary text to classroom of EAY and to report in the diaries of field as the students receive the literary text and use him. The second step was to provide to this students the right of to tell them life and reading history by means of interview. In order for the two steps to be fulfilled, two methodologies of approach was be necessary: the first,action-research (LÜKE; ANDRÉ, 1986) and the second, oral history (ALBERTI,2013 and COSTA e TRIPP, 2005). The data obtained in the two stages will be used to understand the relationship of women with the literary text, with school and the books.The main objective, besides providing them contact with the literary text and awakening them the desire to narrate their own history, is to throw a reflective look at this corpus and stimulate the use of literary text in the classrooms of the EAY. To sustain this reflection, the investigation used in memory theorists such as Halbswach (1990), Bosi (1994), Ricouer (2007) and in reading history authors and teaching literature: Lajolo (1997), Todorov (2009), Candido (2004), Magnani (2001).en
dc.description.resumoNesta dissertação de mestrado, tenho como objetivo analisar e tecer reflexões que partem da relação de mulheres adultas, alunas do Ensino Fundamental de uma escola na cidade de Dourados-MS na modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com os textos literários e como isso reflete em suas histórias de vida e de leitura. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu em levar o texto literário para salas de aula do EJA com a abordagem da sequência básica de Letramento Literário (COSSON, 2010) e relatar em diários de campos como as alunas receberam o texto literário e o utilizaram. A segunda etapa buscou proporcionar a estas mulheres o direito a narrar as suas histórias de vida e de leitura por meio de entrevistas. Para que as duas etapas se cumprissem foram necessárias duas metodologias de abordagem: a primeira, a pesquisa ação (LÜKE; ANDRÉ, 1986) e a segunda, história ora l(ALBERTI, 2013 e COSTA e TRIPP, 2005). Os dados obtidos nas duas etapas foram utilizados para compreender a relação das mulheres com o texto literário, com a escola e com os livros. O propósito principal, além de lhes proporcionar contato como texto literário e despertar-lhe so desejo de narrar a própria história, foi o de lançar um olhar reflexivo para este corpus e estimular o uso do texto literário nas salas de aula do EJA. Para sustentar a reflexão, a pesquisa foi apoiada em teóricos da memória tais como Halbswach (1990), Bosi (1994), Ricouer (2007) e em teóricos da história da leiturae ensino da literatura: Lajolo (1997), Todorov (2009), Candido (1995), Magnani (2001).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-09T17:19:40Z No. of bitstreams: 1 IvaCarlaAvelineTeixeiradosSantos.pdf: 754567 bytes, checksum: 9b32115a6b6d73f4f9fab90cf62cdaa7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-09T17:19:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IvaCarlaAvelineTeixeiradosSantos.pdf: 754567 bytes, checksum: 9b32115a6b6d73f4f9fab90cf62cdaa7 (MD5) Previous issue date: 2017-05-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemórias (literatura)pt_BR
dc.subjectMemory in literatureen
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLiteratura e memória: a formação de leitoras no ensino de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeLiterature and memory: formation of adult educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvaCarlaAvelineTeixeiradosSantos.pdf736,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.