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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Kênia Hilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719411495759181pt_BR
dc.creatorBlanco, Walgistela Ponse Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0086560247558608pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-09T19:13:51Z-
dc.date.available2019-10-09T19:13:51Z-
dc.date.issued2014-02-06-
dc.identifier.citationBLANCO, Walgistela Ponse Aguiar. Livros didáticos de ensino da leitura e da escrita em Mato Grosso na Primeira República: breves apontamentos. 2014.Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1860-
dc.description.abstractThe present work aims to highlight the movement and use of textbooks aimed at teaching of the reading and of the writing in Mato Grosso during the First Republic. For this, we used the literature review, considering that there is already a substantial literature on this subject and periodization in the state (AM NCIO 2002, 2005, 2008; AM NCIO and Cardoso, 2006, among others). We question about which textbooks were used, who were the authors and what the circulation and use of these books in the first Republic in Mato Grosso. who came, largely, of São Paulo as well as the method of use considered appropriate. We conclude that there was a constant attempt to match with the São Paulo education, but even so, the particular of the state allowed heterogeneous educational models.en
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva evidenciar a circulação e utilização de livros didáticos voltados ao ensino da leitura e da escrita no Mato Grosso durante a primeira República. Para tanto, recorremos à revisão bibliográfica, considerando que já existe uma produção significativa sobre esta temática e periodização no estado (AM NCIO 2002, 2005, 2008; AM NCIO e CARDOSO, 2006, dentre outras). Questionamos sobre quais livros didáticos foram utilizados, quem eram os autores e qual a circulação e utilização desses livros durante a primeira República em Mato Grosso. Como resultado, apresentamos uma análise de autores e obras de destaque no período delimitado, que vieram, grande parte, de São Paulo, assim como o método de uso considerado adequado. Concluímos que houve uma constante tentativa de equiparação com a educação paulista, mas que ainda, assim, as particularidades do estado permitiram modelos educacionais heterogêneos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-09T19:13:51Z No. of bitstreams: 1 WalgistelaPonseAguiarBlanco.pdf: 424872 bytes, checksum: 9eaa62444b538687d59b2780d291090d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-09T19:13:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WalgistelaPonseAguiarBlanco.pdf: 424872 bytes, checksum: 9eaa62444b538687d59b2780d291090d (MD5) Previous issue date: 2014-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy educationen
dc.subjectEducação (Mato Grosso do Sul)pt_BR
dc.subjectEducation (Mato Grosso do Sul, Brazil)en
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLivros didáticos de ensino da leitura e da escrita em Mato Grosso na Primeira República: breves apontamentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

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