Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1900
Tipo: Livro
Título: Fronteiras invisíveis: as relações do Brasil com a América Latina
Autor(es): Silva, Marcos Antonio da (Org.)
Johnson, Guillermo Alfredo (Org.)
Resumo: Este livro procura discutir as relações do Brasil com a América Latina. Partindo da constatação de que “fronteiras invisíveis” dificultaram o conhecimento e a aproximação com os países da região, apresenta estudos comparados e analíticos da política externa brasileira, procurando compreender as características de tal relação e constatando que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer. A obra apresenta: análise dos estudos de relações internacionais e sua colonização por conceitos que dificultam um conhecimento genuíno e próprio do Brasil e da região; análise da integração regional, pensando a aproximação Brasil-Argentina e a criação do Mercosul; debate sobre a atuação brasileira contemporânea e os condicionantes para o aprofundamento do processo de integração regional; análise comparativa das ações do governo Lula e Kirchner, sobre a relação Brasil-Cuba no presente século e sobre a geopolítica brasileira para toda a região.
Palavras-chave: Integração regional
Regional Integration
Relações internacionais
International relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: SILVA, Marcos Antonio da; JOHNSON, Guillermo Alfredo (org.). Fronteiras invisíveis: as relações do Brasil com a América Latina. Dourados, MS: Editora UFGD, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1900
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fronteiras_invisiveis.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.