Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2080
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência das práticas de gestão de pessoas na permanência dos empregados em um hotel na cidade de Dourados-MS
Autor(es): Souza, Andresa Melo de
Primeiro Orientador: Gomes, Narciso Bastos
metadata.dc.contributor.referee1: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Jane Corrêa Alves
Resumo: A gestão de pessoas e suas práticas ao longo dos anos tornou-se cada vez mais uma atividade importante e necessária para as organizações, no momento em que tem por finalidade prover a organização de talentos e procurar retê-los. A rotatividade de pessoal medida pela variação de pessoas que entram e saem da organização é um fenômeno que ocorre em decorrência de vários fatores internos a organização ou por iniciativa pessoais. Dentre os fatores internos, as práticas de gestão de pessoas podem influenciar a decisão de permanência ou não das pessoas. Esta rotatividade pode resultar em prejuízos na qualidade e continuidade dos serviços dessas organizações. O objetivo do estudo foi analisar a influência das práticas de gestão de pessoas na permanência dos empregados em um hotel na cidade de Dourados. Foi realizado o estudo exploratório onde se procurou conhecer o perfil e as práticas de gestão de pessoas do hotel. Os dados primários que identificam a influência das práticas da gestão de pessoas na decisão de permanecer ou não no hotel foram coletados mediante aplicação de um questionário junto aos empregados do hotel. As práticas de gestão de pessoas foram identificadas junto o gerente do hotel mediante questionário específico. O estudo revelou que as práticas de gestão de pessoas não exercem uma alta influência na decisão dos empregados permanecerem trabalhando na empresa, uma grande parte dos empregados atribuiu nenhuma influência e relativa influência em relação às práticas de gestão de pessoas.
Abstract: People management and its practices over the years has increasingly becoming an important activity and a fee for organizations, at a time when it is intended to provide a talent organization and a pursuit to retain them. Thepersonnel turnover, measured by staff variation of people entering and leaving the organization is a phenomenon that occurs as a result of several internal factors of the organization or by personal initiative. Among internal factors, people management practices can influence a decision whether or not for people to stay. This turnover may result in impairments in quality and continuity of organizations' services. The objective of this study was to analyze the influence of people management practices on employee permanency in a hotel, in the city of Dourados. An exploratory study was carried out in order to know the profile and practices of hotel people management.Primary data that identify the influence of people management practices on the decision to stay or not were collected through the application of a questionnaire to the hotel employees.The people management practices were identified with the hotel manager through a specific questionnaire.The study revealed that people management practices do not exert a high influence on the decision of employees to remain working in the company, a large proportion of employees attributed no influence and relative influence over people management practices.
Palavras-chave: Gestão de pessoas
People management resources
Setor hoteleiro
Hospitality industry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SOUZA, Andresa Melo de. Influência das práticas de gestão de pessoas na permanência dos empregados em um hotel na cidade de Dourados-MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2080
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndressaMeloSouza.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.