Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2113
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Secagem de mini moranga (Cucurbita pepo) com avaliação de modelos matemáticos e da degradação de carotenoides em diferentes temperaturas
Autor(es): Santos, Luan Gustavo dos
Primeiro Orientador: Werle, Leandro Osmar
Resumo: A abóbora mini moranga (Cucurbita pepo) pertencente à família Cucurbitacea e apresenta grande potencial nutritivo por dispor de elevada quantidade de carboidratos, fibras e carotenoides em seu fruto. Este trabalho tem por objetivo analisar as cinéticas de secagem da polpa da abóbora mini moranga (Cucurbita pepo) em diferentes temperaturas (50, 60, 70 e 80ºC) em um desidratador de bandejas com velocidade de 1,0 m.s -1 e ajustar modelos matemáticos aos dados experimentais visando encontrar modelos que descrevam a cinética do processo; avaliar o coeficiente de difusividade das fatias, sua energia de ativação e, posteriormente, a degradação de carotenoides totais nas diferentes temperaturas de desidratação. Erros estatísticos foram aplicados como critério de avaliação para os 14 modelos matemáticos avaliados. Para a determinação do coeficiente de difusividade efetivo foi empregada a Segunda Lei de Fick, aliando-a a teoria difusional em placa plana infinita. Em relação as curvas cinéticas, o modelo de Cavalcanti Mata foi o que melhor representou os dados experimentais da desidratação, sendo considerado um modelo preciso e preditivo para os dados experimentais em todas faixas de temperaturas avaliadas. Os coeficientes de difusividade efetiva variaram de 0,1177x10 -10 a 0,4120x10 -10 m².s -1 , obtendo energia de ativação do sistema de 36,74 kJ.mol -1 . Em relação aos carotenoides totais, a melhor retenção foi obtida na temperatura de secagem de 60ºC por 210 minutos, com 117,46 µg.g -1 , tornando a abóbora mini moranga desidratada uma excelente fonte de carotenoides.
Palavras-chave: Compostos bioativos
Bioactive compounds
Desidratação (tratamento)
Dehydration (treatment)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SANTOS, Luan Gustavo dos. Secagem de mini moranga (Cucurbita pepo) com avaliação de modelos matemáticos e da degradação de carotenoides em diferentes temperaturas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2113
Data do documento: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanGustavodosSantos.pdf121,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.