Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Eliana Lucia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7220418694683125pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.creatorColtro, Eduarda Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5510450753715558pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T17:55:00Z-
dc.date.available2019-11-25T17:55:00Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationCOLTRO, Eduarda Maria. Boca-game: jogo com audiodescrição de imagens para o ensino de ciências com pessoas cegas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2197-
dc.description.abstractThis essay was developed in view of the need of reconsidering methodologies in the teaching of sciences to blind students, questing the enhance of the processes of comunication and construction of knowledge between students and teachers and students with students. It was developed in two moments or steps. The first consisted in price lifting and materials that would be used in the construction of an analog functional game, acessible and with easy reproduction. In the second step we created a prototype denominated BOCA-GAME (BOCA = Library of Community Objects in Audio description). The game is characterized by fitting in the model platform-board-chip, in which there is a board made of styrofoam covered by a colorful printed art with terms and engravings from the biological field. The board is composed of four trails and seven niches to be occupied by the totems that represent the teams and the position they take during the matches. BOCA-GAME presentes four modalities of chips made of cardboard from the archive material, covered with diferente matters. The writting in braille is present in all the chips and in the entire game where it is written in portuguese. Therefore, the paper pasted over one of the faces of the chips, that received the braille, has 120g grammage, allowing, this way, the pressure of the Tetrapoint machine without the paper is stuck. Digital technology is also present in our essay, given that the audio of audiodescrições spur made of game objects were stored in a laptop computer, in MP3 format, although other resources could be used for this purpose. The science subjects present in the game are studied during the final grades of middle school, which are from 6th grade to 9th grade. This way, the game is targeted to 12 years old or older students, aiming to assist in the science field. We believe that this work fosters interdisciplinary with other areas, since this assistive technology offers methodological alternatives both for teaching science and other disciplines, with professionals in education such as teachers as researchers and with pupils with or without blindness, in the classroom or through workshops. Afterall, it is a game, which’s content may be changed to fit in any other subject, in order to enable any area of knowledge to the blind students.en
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de repensar metodologias no ensino de ciências para alunos cegos, buscando potencializar o processo de comunicação e construção do conhecimento entre alunos e professores, alunos e alunos. Este estudo foi desenvolvido em dois momentos ou etapas. A primeira consistiu no levantamento dos preços e dos materiais que seriam utilizados na construção de um jogo analógico funcional, acessível e de fácil reprodução. Na segunda etapa procedemos à criação do protótipo denominado BOCA-GAME (BOCA = Biblioteca de Objetos Comunitários em Audiodescrição; GAME = jogo). O jogo é caracterizado por se adequar ao modelo plataforma-tabuleiro-ficha - um tabuleiro feito de isopor coberto por uma arte impressa colorida com termos e gravuras da área biológica. Este, por sua vez, é composto por quatro trilhas e sete nichos a serem ocupados pelos totens que representam as equipes e a posição que elas ocupam durante as partidas. O BOCA-GAME contém quatro modalidades de fichas feitas de papelão do material de arquivo morto, cobertas por diferentes conteúdos. A escrita em braille está registrada em todas as fichas e em todo o jogo onde houver a escrita em português. Por isso, o papel que está colado sobre uma das faces das fichas, que recebeu o braille, tem gramatura de 120g, permitindo, dessa forma, a pressão da máquina Tatrapoint sem que o papel seja furado. A tecnologia digital também está presente em nosso trabalho, haja vista propiciar que os áudios de audiodescrições feitas dos objetos do jogo fossem armazenados em um notebook, no formato MP3, conquanto outros recursos pudessem ser utilizados para essa finalidade. Os conteúdos de ciências constantes no jogo são estudados durante as séries finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6° ao 9° ano. Dessa forma, o jogo é direcionado aos alunos com 12 anos ou mais, com o objetivo de auxiliar no estudo de ciências. Consideramos que este trabalho propicie a interdisciplinaridade com outras áreas, tendo em vista que essa tecnologia assistiva oferece alternativas metodológicas tanto para o ensino de ciências quanto para outras disciplinas, com os profissionais da educação como os professores e pesquisadores, bem como educandos, com ou sem cegueira, em sala de aula ou por meio de oficinas. Trata-se de um jogo cujo conteúdo poderá ser alterado para se adequar a qualquer outra disciplina, a fim de tornar possível, aos alunos cegos, a apreensão de qualquer conteúdo ou área do saber.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-25T17:55:00Z No. of bitstreams: 1 EduardaMariaColtro.pdf: 8421842 bytes, checksum: f8eda44e279220859010fd69c148b395 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-25T17:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EduardaMariaColtro.pdf: 8421842 bytes, checksum: f8eda44e279220859010fd69c148b395 (MD5) Previous issue date: 2019-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSciences - Study and teachingen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectBlindnessen
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectAudio descriptionen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBoca-game: jogo com audiodescrição de imagens para o ensino de ciências com pessoas cegaspt_BR
dc.title.alternativeBoca-game: audio description game for science teaching with blind peopleen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardaMariaColtro.pdf8,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.