Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Aranda, Maria Alice de Miranda (Org.) | - |
dc.creator | Scaff, Elisângela Alves da Silva (Org.) | - |
dc.creator | Lima, Paulo Gomes (Org.) | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T17:29:31Z | - |
dc.date.available | 2020-01-17T17:29:31Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ARANDA, Maria Alice de Miranda; SCAFF, Elisângela Alves da Silva; LIMA, Paulo Gomes (orgs.). Política e gestão da educação básica: discussões e perspectivas acerca da alfabetização da criança. Dourados, MS: Editora UFGD, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8147-136-5 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2272 | - |
dc.description | • CAPÍTULO I: O Processo alfabetizador da criança: gestão escolar e política educacional (Maria Alice de Miranda Aranda, Franciele Ribeiro Lima, Olga Cristina da Silva Teixeira) • CAPÍTULO II: A Atuação dos gestores das escolas públicas da região sul de Santa Catarina em relação ao bloco alfabetizador (Leonete Luzia Schmidt, Rosinete Costa Fernandes Cardoso) • CAPÍTULO III: Por uma política de formação continuada do professor alfabetizador (Elis Regina dos Santos Viegas, Elisângela Alves da Silva Scaff) • CAPÍTULO IV: O Ensino fundamental de nove anos e a organização curricular para os anos iniciais em Mato Grosso do Sul (Meira Chaves Pereira, Paulo Gomes Lima) • CAPÍTULO V: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as implicações na prática do professor alfabetizador (Vilma Miranda de Brito, Silvia Cristiane Alfonso Viédes) • CAPÍTULO VI: Livros didáticos: o que eles contam sobre a alfabetização (Thaise da Silva) • CAPÍTULO VII: A Leitura e a escrita na educação infantil: a prática pedagógica com crianças (Rosemeire Messa de Souza Nogueira) • CAPÍTULO VIII: A Alfabetização na corte: o método de ensino e de leitura concretizado nas lições de coisas (Ana Paula Gomes Mancini) • CAPÍTULO IX: Mudanças no mundo do trabalho e inovações metodológicas na escola: qual a relação entre elas? (Ana Lucia Espíndola) • CAPÍTULO X: Os Profissionais da educação nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul: merendeiras e agentes de limpeza... educadores ou pessoas invisíveis? (Bartolina Ramalho Catanante, Eide Maria Souza Araújo) | pt_BR |
dc.description.resumo | As políticas educacionais oficiais, enquanto opção do Estado (ou melhor, dos seus governos), oportunizam escolhas que nem sempre correspondem às demandas e às necessidades das políticas educacionais cotidianas, realizadas no dia a dia da escola e construídas no fazer diuturno da vida dos professores, das comunidades, dos alunos. São elas que adulteram as políticas oficiais; são elas que, à margem da história, acabam compondo outra história da educação, a não comentada, não recomendada. É isso que contém este livro, que trata da educação básica focando a alfabetização das crianças de forma viva, em movimento, em construção. Nos últimos anos, percebe-se que o objeto central da educação pairou sobre a educação superior e, em momentos anteriores, sobre a universalização da educação básica e ainda, de forma muito remota, sobre o ensino médio e o ensino profissionalizante. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-01-17T17:29:31Z No. of bitstreams: 1 politica_gestao_educacao_basica.pdf: 1412994 bytes, checksum: 1a0dd69cc7b0e68dde5b52493916d61f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-17T17:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 politica_gestao_educacao_basica.pdf: 1412994 bytes, checksum: 1a0dd69cc7b0e68dde5b52493916d61f (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational policy | en |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | School administration | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacy education | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Política e gestão da educação básica: discussões e perspectivas acerca da alfabetização da criança | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
politica_gestao_educacao_basica.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.