Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2313
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Projeto de bancada de testes para dosadores de semeadoras de precisão
Título(s) alternativo(s): Test bench design for precision seeders metering
Autor(es): Almeida, Gabriel Pereira
Primeiro Orientador: Yamamoto, Natanael Takeo
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Cristiano Márcio Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Orlando, Roberto Carlos
Resumo: A operação de semeadura é fator determinante no arranjo das plantas no ambiente de produção com atuação direta no desenvolvimento e consequentemente na produtividade, sendo a velocidade de semeadura e características do mecanismo dosador os aspectos da operação com mais influência. O objetivo deste trabalho foi projetar uma bancada de testes para dosadores de semeadoras de precisão utilizando como base metodológica o modelo de fases de projeto. Foram levantados os requisito de projeto, definidas as funções a serem realizadas pela bancada e selecionadas a soluções para o cumprimento das funções. A bancada foi projetada em ambiente computacional 3D, onde verificou-se diferentes arranjos e dimensões também foram realizadas análises de componentes e desenvolvido um projeto de automatização para a contagem de sementes. O modelo finalizado foi detalhado com suas dimensões e especificações, pronto para construção. Foi concluído que a aplicação do modelo de fases de projeto possibilitou criar um projeto de uma bancada de testes que atendesse os requisitos dos ensaios de dosadores de sementes de semeadoras de precisão.
Abstract: The seeding operation is a determining factor in the arrangement of plants in the production environment with direct action on development and consequently on productivity, being the sowing speed and dosing mechanism characteristics are the most influential aspects of the operation. The objective of this work was to design a test bench for precision seeders feeders using the design phase model as a methodological basis. The project requirements were raised, the functions to be performed by the workbench were defined and solutions were selected to fulfill the functions. The bench was designed in a 3D computer environment, where different arrangements and dimensions were verified. Component analysis was also performed and an automation project for seed counting was developed. O modelo finalizado foi detalhado com suas dimensões e especificações, pronto para construção. It was concluded that the application of the design phase model made it possible to create a test bench design that would meet the precision seeders testing requirements.
Palavras-chave: Capacidade produtiva
Productive capacity
Tecnologia agrícola
Agricultural Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA::MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRICOLAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: ALMEIDA, Gabriel Pereira. Projeto de bancada de testes para dosadores de semeadoras de precisão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2313
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielPereiraAlmeida.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.