Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2346
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de sistema de tratamento de esgoto rural
Título(s) alternativo(s): Proposal for a rural sewage treatment system
Autor(es): Walz, Leonardo da Rosa
Primeiro Orientador: Angelini Sobrinha, Lôide
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Liliane Rodrigues Congro da
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Vinicius de Oliveira
Resumo: O objetivo desse trabalho foi apresentar um modelo de sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário simplificado e eficiente quanto ao tratamento, voltado para comunidades rurais. Apresentou-se o dimensionamento do sistema, sua eficiência teórica, o orçamento dos materiais e mão de obra e o plano de manutenção. O sistema escolhido foi um semicoletivo, composto por um tanque séptico seguido de uma Wetland. A população de projeto foi de 20 pessoas e a temperatura local de 20°C. O orçamento foi feito por meio da tabela de preços do Sistema Nacional de Custos e Índices da Construção Civil, do mês de referência 09/2019. Como resultado obteve-se um sistema que contém um tanque séptico com diâmetro de 2,5 metros e profundidade de 1,5 metros. O tratamento secundário é feito no Wetland, que tem 7,4 metros de comprimento e 3,7 metros de largura, o resultado do tratamento é direcionado para um reservatório de reuso de água não potável. A eficiência teórica do sistema é de 96,30% para remoção de DBO e 90,25% de remoção de sólidos suspensos. Quanto ao custo total dos materiais e da mão de obra do sistema, chegou-se ao valor de R$ 6.419,26.
Abstract: The objective of this study was to present a simplified and efficient sewage collection and treatment system for rural communities. It was presented the dimensioning of the system, its theoretical efficiency, the budget of materials and labor and the maintenance plan. The system chosen was a semicollective system, composed of a septic tank followed by a Wetland. The project population was 20 people and the local temperature was 20°C. The budget was made through the National System of Prices and Indexes, list for the reference month 09/2019. As a result, a system containing a septic tank with a diameter of 2.5 meters and depth of 1.5 meters was obtained. The secondary treatment is done in Wetland, which is 7.4 meters long and 3.7 meters wide, the result of the treatment is directed to a non-potable water reuse reservoir. The theoretical efficiency of the system is 96.30% for BOD removal and 90.25% for suspended solids removal. The total cost of materials and labor of the system was R$ 6,419.26.
Palavras-chave: Saneamento rural
Sanitation, Rural
Tratamento de esgoto
Sewage treatment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA::CONSTRUCOES RURAIS E AMBIENCIA::SANEAMENTO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: WALZ, L. R. Proposta de sistema de tratamento de esgoto rural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2346
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardodaRosaWalz.pdf499,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.