Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2382
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de implantação de um sistema de gestão de qualidade ISO 9001:2015 em uma indústria apícola de pequeno porte
Autor(es): Lisboa, Enai Franciele Gomes
Primeiro Orientador: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Fabio Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Raupp, Fabiana
Resumo: Para manterem-se inseridas no mercado empresas de diversos ramos e portes precisam de um diferencial, a gestão da qualidade é vista como um fator estratégico para melhoria de produtividade e competitividade. O Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 é tido como referência quando o desejo da organização é melhor gerenciar seus processos em busca do atendimento aos requisitos e satisfação dos clientes, justamente por trazer uma visão sistêmica do ambiente interno e externo, pode-se obter uma melhoria de desempenho frente àsmodificações do mercado. O presente trabalho apresenta um estudo de como deve ser feita a implantação do sistema de gestão da qualidade baseada nos requisitos normativos da NBR ISO 9001, em uma indústria apícola de pequeno porte no interior de Mato Grosso do Sul. Inicialmente foram realizadas pesquisas teóricas sobre o assunto a fim de obter maiores conhecimentos e melhor administrar as informações obtidas, e a partir de um estudo de caso de natureza exploratória e qualitativa, tornou-se possível verificar a aplicabilidade da ISO 9001 na empresa, observar como a qualidade é gerenciada na empresa, identificar as não conformidades presentes na organização por meio de um checklist baseado na NBR ISO 9001 (ABNT, 2015), e elaborar planos de ação com o auxilio da ferramenta 5W2H para solucionar as não conformidades e cumprir os requisitos. O resultado final do trabalho consiste em um plano de ação para correção das não conformidades existentes no apiário, afim de posteriormente, implantar um sistema de gestão de qualidade e obter o selo de certificação ISO 9001.
Abstract: In order to remain in the market, companies of different fields and sizes need a differential, quality management is seen as a strategic factor to improve productivity and competitiveness. The ISO 9001 Quality Management System is known as a reference when the organization's desire is to better manage its processes in order to meet the customers’ requirements and satisfaction, precisely because it brings a systemic view of the internal and external environment, performance improvement can be achieved in the face of market changes. The present work presents a study of how to implement the quality management system based on the normative requirements of NBR ISO 9001 in a small beekeeping industry in the Mato Grosso do Sul countryside. Initially, theoretical researches were carried out on the subject in order to achieve better knowledge and better manage the information obtained, and based on an exploratory and qualitative nature case study, it became possible to verify the applicability of ISO 9001 in the company, observe how quality is managed in the company, identify the nonconform ities present in the organization by means of a checklist based on NBR ISO 9001 (ABNT, 2015), and develop action plans with the help of the 5W2H tool to solve nonconformities and meet the requirements. The final result of the work consists of a plan of action to correct nonconformities in the apiary, in order to later implement a quality management system and obtain the ISO 9001 certification seal.
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Quality system
Apicultura
Bee culture
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: LISBOA, Enai Franciele Gomes. Plano de implantação de um sistema de gestão de qualidade ISO 9001:2015 em uma indústria apícola de pequeno porte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2382
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnaiFrancieleGomesLisboa.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.