Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2383
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de aplicação do método de análise e solução de problemas no setor da manutenção automotiva de uma usina sucroalcooleira
Título(s) alternativo(s): Proposal of application of the method of analysis and problem solving in the automotive maintenance sector of a sugar and alcohol plant
Autor(es): Lopes, Fernanda Pinho
Primeiro Orientador: Raupp, Fabiana
Resumo: O que todas as grandes empresas almejam é a excelência em seus produtos e/ou serviços, desta forma a melhoria contínua dos produtos e processos são imprescindíveis dentro de uma organização. Para que melhorias aconteçam, é necessário a utilização de uma sequência lógica de algum método de melhoria e ferramentas da qualidade. Este trabalho apresenta a proposta de aplicação do Ciclo PDCA juntamente com as ferramentas da qualidade no setor da manutenção de uma usina sucroalcooleira, localizada no interior do estado do Mato Grosso do Sul. O estudo de caso mostra em primeiro momento uma revisão bibliográfica sobre qualidade, gestão da qualidade, melhorias e ferramentas da qualidade.Posteriormente, o trabalho mostra a simplicidade da utilização do método e das ferramentas de forma lógica, na definição de causas de problemas de grande impacto em uma organização, resultando assim no plano de ação para melhoria do processo.
Abstract: What all large companies aim for is excellence both in its products and/or services. Thus, continuous improvement of products and processes is indispensable within an organization. For improvements to take place, it is necessary to use improvement methodologies and improvement tools in a logic and organized manner. This paper presents a proposal for the application of a PDCA Cycle combined with quality tools in the maintenance sector of a sugar and ethanol mill located in the countryside of the State of Mato Grosso do Sul. The case study presents, at first, a bibliographic review on quality, quality management, quality improvements, and tools. Subsequently, research shows that the chosen method and its tools are simple, and can be used in a logical manner to define the causes of problems of great impact on the organization, resulting in improvement action plans.
Palavras-chave: Método de Análise e Solução de Problemas
Melhoria contínua de processos
Continuous improvement process
Plano de manutenção
Plant maintenance
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: LOPES, Fernanda Pinho. Proposta de aplicação do método de análise e solução de problemas no setor da manutenção automotiva de uma usina sucroalcooleira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2383
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaPinhoLopes.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.