Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antonia Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628pt_BR
dc.contributor.referee1Vargens, Meran Muniz da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228375103942958pt_BR
dc.contributor.referee2Becker, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867396183360059pt_BR
dc.contributor.referee3Alexandre, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660342017209730pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Noeli Turle da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6181670089929835pt_BR
dc.creatorPereira, Júnia Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984467638051072pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-03T18:44:56Z-
dc.date.available2020-02-03T18:44:56Z-
dc.date.issued2019-11-23-
dc.identifier.citationPEREIRA, Júnia Cristina. Dramaturgias de si e do outro: construções identitárias. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2390-
dc.description.abstractThe present dissertation turns its gaze to the author’s dramaturgical production as production of herself, considering shared dramaturgical construction processes as interpellation scenes in which the actress/playwright needs to report on herself in the theatrical discourse, thus turning identity constructions visible. Taking as analysis material the author's dramaturgy production, between 2007 and 2015, in Belo Horizonte/MG, and between 2016 and 2019, in Dourados/MS, the work seeks to understand how gender (woman) and then race (karaí/non-indigenous or Brown) mark the author's identity in the construction of her pieces. Identity constructions are usually related to others and norms that establish what is (not) recognizable. The research focus special attention to the dramaturgy creation and presentation/performance Jaity Muro (Dourados, 2018) together with the Kaiowá artist Rossandra Cabreira, and the performance Parda (Salvador - Belo Horizonte - Dourados, 2018). The analysis of those pieces follows Judith Butler's thinking (2015a) on the relation identity and otherness in the dramaturgy authorship: the incomplete way we can perceive and report the place one speaks.en
dc.description.resumoO presente trabalho volta seu olhar para a produção dramatúrgica da autora como produção de si mesma, considerando processos de construção dramatúrgica compartilhada como cenas de interpelação nas quais a atriz/dramaturga precisa relatar a si mesma no discurso teatral, construindo identidades como autora que se tornam visíveis nas obras criadas. Tomando como material de análise a produção da autora no campo da dramaturgia no período compreendido entre 2007 e 2015 em Belo Horizonte/MG e entre 2016 e 2019 em Dourados/MS, o trabalho busca compreender como, num primeiro momento, o gênero (mulher) e, num segundo momento, a racialização (mulher karaí, não indígena ou parda) marcam a identidade da autora que se faz visível nessas obras. Tais construções identitárias são sempre feitas na relação com os(as) outras(os) e na relação com normas que estabelecem o que é e o que não é reconhecível. O trabalho descreve, especialmente, a criação dramatúrgica da apresentação/performance Jaity Muro (Dourados, 2018) realizada em conjunto com a artista Kaiowá Rossandra Cabreira, e a criação da performance Parda (Salvador - Belo Horizonte – Dourados, 2018). A análise de tais trabalhos, na esteira do pensamento de Judith Butler (2015a), sugere uma relação com as categorias de identidade e de alteridade na autoria dramatúrgica que reconheça o modo incompleto com que conseguimos perceber e relatar nosso próprio lugar de fala.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-02-03T18:44:56Z No. of bitstreams: 1 UFBA - JuniaCristinaPereira.pdf: 9454650 bytes, checksum: e99067273813506433d9dfbdaf9196e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-03T18:44:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UFBA - JuniaCristinaPereira.pdf: 9454650 bytes, checksum: e99067273813506433d9dfbdaf9196e5 (MD5) Previous issue date: 2019-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - identidade étnicapt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Ethnic identityen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectGender issuesen
dc.subjectMulher indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous womenen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDramaturgias de si e do outro: construções identitáriaspt_BR
dc.title.alternativeDramaturgies of oneself and the other: identity constructionsen
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFBA - JuniaCristinaPereira.pdf9,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.