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Tipo: Produção de Pós-Doutorado
Título: A Produção e a circulação dos livros didáticos destinados à alfabetização em escolas públicas de Dourados (1945-1964): efervescência ou continuidade?
Título(s) alternativo(s): A Produção e a circulação dos livros didáticos destinados à alfabetização em escolas públicas de Dourados (1945-1964): efervescência ou continuidade?
Autor(es): Silva, Thaise da
Primeiro Orientador: Bertoletti, Estela Natalina Mantovani
Resumo: Neste relatório apresentam-se atividades de pesquisa realizada junto ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, relativamente ao estágio de pós-doutorado desenvolvido com bolsa PNPD/CAPES, sob supervisão da professora Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti, entre abril de 2017 e maio de 2018, cujo objetivo consistiu em analisar a circulação de cartilhas e livros para o ensino da leitura e da escrita em escolas primárias da região daColônia Agrícola Nacional de Dourados/MS (CAND), entre 1945 e 1964, identificando os aspectos políticos, educacionais, pedagógicos, sociais e culturais que determinaram sua circulação e a influência destes materiais na subjetivação dos indivíduos e da sociedade que aí estava sendo constituída. Para concretização desses objetivos, foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento, localização, recuperação, reunião e organização de fontes documentais primárias sobre o ensino da leitura e escrita na escola primária na região da CAND; análise de aspectos da configuração textual desses materiais didáticos, buscando compreender e explicar o sentido da escolha e da utilização desse material no ensino de leitura e escrita na escola primária na Colônia Agrícola relacionado ao contexto histórico e analisando as causas e consequências destas escolhas. Dentre as atividades, foram realizadas várias ações acadêmico-científicas tais como: palestras, disciplinas ministradas, produção e publicação de artigos científicos, comunicação e publicação de textos em anais de eventos, entre outras. Dos resultados obtidos com a realização da pesquisa, é possível concluir que os livros didáticos utilizados na escola primária da Colônia Agrícola Nacional de Douradostiveram influência do Governo Federal e refletiam suas políticas de governo, além disso estes livros influenciaram as práticas pedagógicas visando dar uma unidade ao ensino e, indo mais além, estes materiais didáticos acabaram influenciando na constituição de uma identidade nacional para a região.
Abstract: This report presents research activities carried out with the Postgraduate Program in Education of the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), University Unit of Paranaíba, regarding the postdoctoral stage developed with the PNPD / CAPES scholarship, under the supervision of the Professor Dr. Estela Natalina Mantovani Bertoletti, between April 2017 and May 2018, whose objective was to analyze the circulation of boo klets and books for the teaching of reading and writing in primary schools in the region of the National Agricultural Colony of Dourados / MS (CAND), between 1945 and 1964, identifying the political, educational, pedagogical, social and cultural aspects that determined its circulation and the influence of these materials on the subjectivation of individuals and the society that was being constituted. In order to achieve these objectives, the following procedures were carried out: survey, location, retrieval, meeting and organization of primary documentary sources on reading and writing teaching in primary school in the CAND region; analysis of aspects of the textual configuration of these didactic materials, seeking to understand and explain the meaning of the choice and use of this material in the reading and writing teaching in primary school in the Agricultural Colony related to the historical context and analyzing the causes and consequences of these choices. Among the activities, several academic-scientific actions were carried out, such as: lectures, disciplines taught, production and publication of scientific articles, communication and publication of texts in the annals of events, among others. From the results obtained with the research, it is possibl e to conclude that the textbooks used in the primary school of the National Agricultural Colony of Dourados were influenced by the Federal Government and reflected their government policies. In addition, these books influenced the pedagogical practices aimed at giving unity to teaching and, going further, these didactic materials ended up influencing the constitution of a national identity for the region.
Palavras-chave: Relação leitura e escrita
Reading writing relationship
Educação - história
Educational history
Livro didático
Textbooks
Colônia Agrícola Nacional de Dourados
Agricultural colony
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UEMS
metadata.dc.publisher.department: Unidade Universitária de Paranaíba
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Thaise. A Produção e a circulação dos livros didáticos destinados à alfabetização em escolas públicas de Dourados (1945-1964): efervescência ou continuidade?. 2018. Relatório (Pós-doutorado em Educação) – Unidade Universitária de Paranaíba, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Assis, SP, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2425
Data do documento: 2018
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