Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2478
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização do estado nutricional e fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica de idosos atendidos em ambulatório de um Hospital Universitário
Autor(es): Oliveira, Thainá Lima de
Primeiro Orientador: Basile, Livia Gussoni
Resumo: O número de pessoas idosas está cada vez maior no Brasil. Devido ao envelhecimento acontecem alterações fisiológicas involuntariamente. Com isso, o estado nutricional acaba comprometido, podendo contribuir para o surgimento das doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão arterial sistêmica. Objetivo: Analisar o estado nutricional e fatores de risco para Hipertensão Arterial Sistêmica de idosos atendidos em ambulatório do HospitalUniversitário. Metodologia: Foram avaliados dados antropométricos, de consumo alimentaratravés do recordatório 24h, sociais e clínicos. O dados coletados, serviram para caracterizar a população avaliada no presente estudo e identificar os fatores de risco apresentados por ela. Resultados: Foram avaliados 14 idosos, predominantemente do sexo feminino (85,71%, n=12), com a hipertensão sendo a mais prevalente (78,57%, n=11). Na antropometria, a classificação do IMC mais encontrada foi obesidade (57,14%, n=8) e quanto a circunferência da cintura, foi de muito alto risco para doenças metabólicas (85,71%, n=12). Nos dados sociais e clínicos evidenciamos que maior parte estudou até o ensino fundamental (42,85%, n=6), nunca fumou (64,28%, n=9), sedentários (71,42%, n=10), e seus antecedentes em sua maioria portava diabetes mellitus (35,71% n=5). Quanto ao consumo alimentar, obteve-se uma média de energiade 71,51% de adequação; valores de carboidrato, proteínas e sódio >100%; enquanto delipídios, demais micronutrientes e fibras <100%. Conclusão: Foi evidenciado alta prevalência de HAS, obesidade, muito alto risco para doenças cardiovasculares, baixo nível de escolaridade, consumo inadequado dos nutrientes e não totalidade da prática do tratamento não medicamentoso.
Palavras-chave: Estado nutricional
Nutritional status
Hipertensão
Hypertension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: OLIVEIRA, Thainá Lima de. Caracterização do estado nutricional e fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica de idosos atendidos em ambulatório de um Hospital Universitário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2478
Data do documento: 24-Jun-2019
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThainaLimadeOliveira.pdf254,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.