Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/24
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.contributor.referee1Curado, Odilon Helou Fleury-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7240993911301111pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Rute Izabel Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598129526120786pt_BR
dc.contributor.referee3Góis, Marcos Lúcio de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634475396559215pt_BR
dc.creatorHiga, Maria Tocie Ishizaki-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109190191985783pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-27T16:09:33Z-
dc.date.available2018-07-27T16:09:33Z-
dc.date.issued2011-04-30-
dc.identifier.citationHIGA, Maria Tocie Ishizaki. Análise de modalizações e de sequências em redações de vestibular 2010/UFGD segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/24-
dc.description.abstractThe proposal of this project is to reflect about the results of Socio-discursive Interactionism Theory (SDI), postulated by Bronckart (2007 [1999]) and detected in the compositions written in UFGD vestibular (university entrance exam) writings, in 2010. It was collected 50 compositions of candidates approved in Letters Graduation Course, aiming to scan the typological sequences and enunciative mechanisms. The objectives were: a) analyze the standard phases of argumentative sequences and expositive sequences in opinion articles; b) examine the empirical use of modalizations.The study is based on the National Parameter Curriculum (BRAZIL, 1998) orientations for Portuguese Language teaching/learning as well as Socio-discoursive Interactionism Theory, concerning its central epistemological line and the didactical questions arised from the analysis, as the one defended by Schneuwly & Dolz (2004). The results pointed out to a high level of complete argumentative sequences, if compared to expositive sequences and especially a high level of modalization occurrences in the writings.en
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é o de provocar reflexões sobre os resultados da utilização dos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2007) na análise da textualidade de redações produzidas durante o processo seletivo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no vestibular 2010. Coletadas 50 produções escritas dos candidatos aprovados no vestibular para o curso de Graduação em Letras, nosso objetivo consistiu em mapear as sequências tipológicas tendo como objetivos: a) analisar as fases da sequências argumentativas e das sequências explicativas do gênero artigo de opinião; b) verificar a utilização de mecanismos de modalização. A pesquisa tem como norte as diretrizes apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, além dos aportes teóricos do ISD em sua vertente epistemológica central e as questões didáticas daí advindas, como as defendidas por Schneuwly & Dolz (2004). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas completas, em detrimento de sequências explicativas, sobretudo, alta incidência de modalizações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-27T16:09:33Z No. of bitstreams: 1 MariaTocieIshizakiHiga.pdf: 13976948 bytes, checksum: da1f7360007d6da61ab55b6421f9ca57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-27T16:09:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaTocieIshizakiHiga.pdf: 13976948 bytes, checksum: da1f7360007d6da61ab55b6421f9ca57 (MD5) Previous issue date: 2011-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticsen
dc.subjectModalização linguísticapt_BR
dc.subjectEssaysen
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleAnálise de modalizações e de sequências em redações de vestibular 2010/UFGD segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis modalizations and sequence in vestibular newsrooms 2010/UFGD according to the perspective of interacionism sociodiscursivoen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaTocieIshizakiHiga.pdf13,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.