Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2512
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viabilidade econômica de bovinos confinados: estudo de caso
Autor(es): Santos Júnior, Antonio Dias dos
Primeiro Orientador: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Zaro, Elise Soerger
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Fernanda Évilin de Jesus Fortunato
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo averiguar a viabilidade econômica em um confinamento de bezerros de origem holandesa, em uma propriedade rural, localizada no Município de Fátima do Sul, Estado de Mato Grosso do Sul, tratando-se de um estudo de caso.A pesquisa é caracterizada como descritiva, sendo realizada através de análise de documentos, como notas fiscais eletrônica de compras e de vendas, anotações no caderno do produtor rural responsável pelo empreendimento, que possibilitaram a montagem de relatórios e apresentação dos dados e de entrevistas informais, com o objetivo de melhor entender o processo produtivo. O confinamento teve o prazo de 120 dias, sendo realizado após o desmame dos bezerros, que por sua vez, se deu em um período de 210 dias de vida dos bezerros já caracterizados acima.Foi aplicado o método de custeio variável para auxiliar o produtor na tomada de decisão, de continuar ou não com o confinamento, em futuras crias das vacas, uma vez que foram levados em conta apenas as receitas e os custos incrementais. Os resultados demonstram que a sua margem de contribuição é positiva, com índice de margem de contribuição de 61,96%.Sendo assim, o proprietário do imóvel rural poderá tomar a decisão de continuar ou não com o confinamento de bezerros.
Abstract: This study aims to investigate the economic viability of a confinement of calves of Dutch origin in a rural property located in the municipality of Fátima do Sul, Mato Grosso do Sul State, in a case study. The research is characterized as descriptive, being performed through analysis of documents, such as electronic invoices of purchases and sales, annotations in the notebook of the farmer responsible for the enterprise, which enabled the assembly of reports and presentation of data and informal interviews, in order to better understand the production process. The confinement lasted 120 days after calf weaning, which occurred within 210 days of the calves already described above. The variable costing method was applied to assist the farmer in deciding whether or not to continue confinement in future cow calves, as only incomes and incremental costs were taken into account. The results show that its contribution margin is positive, with contribution margin index of 61.96%. Thus, the owner of the rural property may decide whether or not to continue with the confinement of calves.
Palavras-chave: Viabilidade econômica
Economic viability
Confinamento de gado
Tomada de decisão
Decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANTOS JÚNIOR, Antonio Dias dos. Viabilidade econômica de bovinos confinados: estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2512
Data do documento: 27-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioDiasdosSantosJunior.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.