Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caldas, Evanise Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3472136204676445pt_BR
dc.contributor.referee1Carbone, Felipe José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5703999336170547pt_BR
dc.contributor.referee2Felipe, Rosenilda Marques da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1064858186215771pt_BR
dc.creatorSilva, Enmory Dayane Pereira da-
dc.creatorFigueiredo, Lucas Soares-
dc.date.accessioned2020-03-03T18:02:55Z-
dc.date.available2020-09-30-
dc.date.available2020-03-03T18:02:55Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Enmory D. Pereira; FIQUEIREDO, Lucas Soares. Um Estudo qualitativo sobre qualidade de software no sistema de Educação à Distância da UFGD, o Moodle. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2567-
dc.description.abstractToday educational software has been a powerful tool in the teaching-learning process because it makes the teaching environment iterative. Higher level institutions have relied on SE focusing on distance learning, seeking to broaden their boundaries without discarding quality education. In view of this new way of supporting the construction of knowledge, this paper presents the results of a research carried out whose objective is to establish a careful evaluation to assess the quality of the UFGD (Federal University of Grande Dourados) Moodle platform in the user's perception. Therefore, a survey was built in order to evaluate the student's experience with the ES, as well as to assess if the available resources help in a relevant way the construction of knowledge. The results show that although most students evaluate the system as "regular" or "good" concepts, it is found that the non-compliance with usability criteria and international standards can interfere with the motivation of the user when using the system. undermine the achievement of the educational objectives designed by the institution.en
dc.description.resumoAtualmente os softwares educacionais têm sido ferramentas poderosas no processo de ensino-aprendizagem, pois torna iterativo o ambiente de ensino. Instituições de nível superior tem se apoiado em SE com foco no ensino a distância, buscando ampliar suas fronteiras sem desfazer-se do ensino de qualidade. Haja vista esta nova forma de dar suporte a construção do conhecimento, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada cujo o objetivo é estabelecer uma avaliação criteriosa para aferir quanto a qualidade da plataforma Moodle da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) na percepção do usuário. Para tanto foi construído um survey com intuito de avaliar a experiência do discente com relação ao SE, bem como, aferir se os recursos disponíveis auxiliam de forma relevante a construção do conhecimento. Os resultados obtidos demonstram que embora os alunos em sua maioria avaliem o sistema como conceitos “regular” ou “bom”, verifica-se que o não atendimento dos critérios de usabilidade e normas internacionais podem interferir na motivação do usuário ao utilizar o sistema, podendo prejudicar a conquista dos objetivos educacionais projetados pela instituição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-03T18:02:55Z No. of bitstreams: 1 Documento embargado.pdf: 45154 bytes, checksum: b028d455033d6fa3f802c94ec296c996 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-03T18:02:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Documento embargado.pdf: 45154 bytes, checksum: b028d455033d6fa3f802c94ec296c996 (MD5) Previous issue date: 2019-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.titleUm Estudo qualitativo sobre qualidade de software no sistema de Educação à Distância da UFGD, o Moodlept_BR
dc.title.alternativeA Qualitative study on software quality in the UFGD Distance Education system, Moodleen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnmoryDayanePereiradaSilva - LucasSoaresFigueiredo - parcial.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.