Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Kênia Hilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719411495759181pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.contributor.referee2Iwamoto, Vivian-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213328383774448pt_BR
dc.creatorLoureiro, Marcus Wagner Antunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321457249265124pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-15T12:26:09Z-
dc.date.available2020-04-15T12:26:09Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Marcus Wagner Antunes. Os Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2855-
dc.description.abstractEsta investigación monográfica presenta un mapeo de la investigación académica (artículos, trabajos académicos, tesis y disertaciones) sobre los libros de texto de Educación Física producidos en Brasil entre 1993 y 2016. El conjunto de 45 fuentes que componen el corpus documental se encuentró a través de bases de datos con el contenido disponible en formato digital y libre. Nuestro objetivo era entender mejor el proceso histórico de la Educación Física en Brasil como disciplina escolar, utilizando como fuente de investigación los libros de texto de Educación Física (LDEF) que produce una síntesis de estos estudios, según lo observado por Choppin (2004). El marco teórico para el análisis de contenido fue Laurence Bardin (1977 apud MOREIRA, 2006), que nos permitió trazar un panorama de las producciones nacionales sobre LDEF, geográfica y institucionalmente, el orden cronológico de las publicaciones, así como en los temas, que se caracteriza, teniendo en cuenta los objetivos y enfoques de cada uno. Llegamos a la conclusión de que existe una creciente producción académica sobre LDEF, especialmente en las ultimas dos décadas, y en gran medida la intención de analizar el contenido LDEF que se han utilizado o que todavía se usan, y también proponer nuevos libros de texto para satisfacer las demandas de una Educación Física entendida como cultura del cuerpo en movimiento.es
dc.description.resumoEsta pesquisa monográfica apresenta um mapeamento das pesquisas acadêmicas (artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses) sobre livros didáticos de Educação Física produzidas no Brasil entre 1993 e 2016. O conjunto de 45 fontes que compôs o corpus documental foi localizado por meio de bases de dados com conteúdo disponível digitalmente e gratuitamente. Nosso objetivo foi compreender melhor o processo histórico da Educação Física no Brasil enquanto disciplina escolar, utilizando como fonte as pesquisas sobre livro didático de Educação Física (LDEF) produzindo uma síntese destas pesquisas, como observado por Choppin (2004). Utilizamos como referencial teórico a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977 apud MOREIRA, 2006), o que nos permitiu delinear um panorama das produções nacionais sobre LDEF, sua distribuição geográfica e institucional, a ordem cronológica das publicações, bem como os eixos temáticos em que se caracteriza, levando-se em conta os objetivos e abordagens de cada uma. Conclui-se que há uma crescente produção acadêmica acerca dos LDEF, principalmente nas últimas duas décadas, e em grande parte destinam-se em analisar conteúdos de LDEF que foram utilizados ou que ainda são, e também propor novos livros didáticos para atender as demandas de uma Educação Física entendida como cultura corporal de movimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-15T12:26:09Z No. of bitstreams: 1 MarcusWagnerAntunesLoureiro.pdf: 2741016 bytes, checksum: c96acdb1fc6e3a46f2a3002fe7626cc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-15T12:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcusWagnerAntunesLoureiro.pdf: 2741016 bytes, checksum: c96acdb1fc6e3a46f2a3002fe7626cc4 (MD5) Previous issue date: 2017-03-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysical education - Study and teachingen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleOs Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcusWagnerAntunesLoureiro.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.