Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2900
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação de agentes autônomos em ambiente virtual
Autor(es): Hasegawa, Marcelo Yoshio
Primeiro Orientador: Batista Junior, Joinvile
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Anderson Bessa da
metadata.dc.contributor.referee2: Peviani, Claudia Regina Tinós
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a prototipação de uma aplicação com a utilização de agentes autônomos em ambientes virtuais. Os agentes demonstram comportamentos como a reatividade, pró-atividade e sociabilidade. Sistemas multiagentes tem sido utilizados em Ambientes Virtuais Inteligentes que representam um ambiente virtual que se assemelha ao mundo real, habitado por entidades autônomas inteligentes que demonstram uma variedade de comportamentos. O Modelo BDI (Belief-Desire-Intention) tem sido utilizado para a implementação de aplicações baseadas em sistemas multiagentes. Neste modelo agentes definem e ativam objetivos que acionam atividades encapsuladas em forma de planos. A execução de atividades em planos pode resultar na criação de sub objetivos com o consequente acionamento de outros planos, caracterizando uma hierarquia de objetivos e planos. O desenvolvimento de uma aplicação envolvendo sistemas multiagentes em ambientes virtuais, no Modelo BDI, foi a estratégia escolhida para o aprendizado de sistemas multiagentes. O Modelo BDI é suportado pelo framework Jadex, com APIs disponíveis, uma interface gráfica para o desenvolvimento de agentes na linguagem Java e o suporte de um mecanismo de comunicação de agentes, locais ou remotos, através de serviços. Inicialmente foram estudadas duas aplicações de sistemas multiagentes no framework Jadex, no Modelo BDI. A seguir foi desenvolvido o protótipo de uma aplicação na qual um avião parte de um porta aviões e ataca alvos em terra, lançando mísseis ar-terra. Uma bateria antiaérea é utilizada na tentativa de derrubar o avião, lançando mísseis terra-ar. Nesta aplicação são utilizados todos os conceitos suportados pelo Modelo BDI: agentes, crenças, objetivos, planos, tarefas e serviços.
Palavras-chave: Sistemas multiagentes
Multiagent systems
Ambiente virtual
Virtual reality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: HASEGAWA, Marcelo Yoshio. Aplicação de agentes autônomos em ambiente virtual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2900
Data do documento: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloYoshioHasegawa.pdf964,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.