Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2903
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Representação e consulta na linguagem OWL de conceitos e associações extraídos de informação não estruturada
Autor(es): Waterkemper, Wagner Kenedy
Primeiro Orientador: Batista Junior, Joinvile
metadata.dc.contributor.referee1: Táparo, Murilo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Wellington Lima dos
Resumo: A linguagem OWL tem sido extensamente utilizada para representar formalmente uma ontologia. Exemplos de ontologias em OWL, reportados na literatura são baseados em uma padronização dos conceitos e relações utilizados para representar a ontologia. No entanto, o mapeamento de relações extraídas de sentenças extraídas de uma fonte não estruturada (texto em linguagem natural) para a linguagem OWL não é uma tarefa simples, em função da variedade e heterogeneidade de conceitos e relações que emergem das sentenças. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso de mapeamento de sentenças de um texto em linguagem natural para ser representado formalmente na linguagem OWL. O mapeamento gerado foi representado em OWL, com a utilização da ferramenta Protégé [STANFORD]. A associação do Protégé com uma máquina de raciocínio (reasoner) suporta a realização de consultas, a partir da ontologia descrita em OWL. O mapeamento para OWL foi realizado com foco nas consultas a serem realizadas. O corpus (texto de entrada) para este estudo de caso foi um texto na área de nutrição humana básica abordando escolhas nutricionais. Este texto é rico em conceitos e relações, caracterizando um desafio significativo para o mapeamento em OWL.
Palavras-chave: OWL (ciência da computação)
OWL (Web ontology language)
Ontologia
Ontology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: WATERKEMPER, Wagner Kenedy. Representação e consulta na linguagem OWL de conceitos e associações extraídos de informação não estruturada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2903
Data do documento: 28-Abr-2016
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WagnerKenedyWaterkemper.pdf997,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.