Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3004
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de β-glicosidase pelo fungo Byssochlamys spectabilis por meio do Cultivo em Estado Sólido - CES
Autor(es): Freitas, Haroldo Martins de
Primeiro Orientador: Paz, Marcelo Fossa da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Gisele Jane de
Resumo: As celulases são enzimas que constituem um complexo enzimático capaz de atuar sobre materiais celulósicos, promovendo sua hidrólise, dentro desse complexo enzimático encontram-se as β-glicosidases hidrolisam a ligação β-glicosídica de oligossacarídeos e outros conjugados glicosídicos liberando glicose. A produção destas enzimas para a aplicação em grande escala muitas vezes possui elevados custos, uma alternativa para baratear a produção dessas enzimas celulolítica é a utilização de resíduos agroindustriais. O objetivo deste trabalho foi otimizar a produção da enzima β-glicosidase pelo fungo Byssochlamys spectabilis por meio do cultivo em estado sólido (CES). O processo fermentativo para determinar a produção inicial de β-glicosidase pelo fungo termofílico B. spectabilis ocorreu a 45°C variando diferentes tipos de substratos (casca de arroz, bagaço de cana, farelo de soja, farelo de trigo, sabugo de milho e palha de milho), umidade de (50 a 80%) e o tempo de cultivo (24 a 144h). O microrganismo apresentou melhores resultados no CES em farelo de trigo com 65% de umidade em 96h de cultivo, produzindo em torno de 51 U/g. Para a otimização do cultivo envolvendo o farelo trigo foram analisadas a umidade inicial do meio (50, 55, 60, 65, 70, 75 e 80%) e o tempo de cultivo (24, 48, 72, 96, 120 e 144h), visando determinar as condições ótimas de cultivo para produção de β-glicosidases pelo B. spectabilis. A maior atividade foi observada no fungo cultivado em farelo de trigo contendo 55% de umidade inicial por 96 horas, com uma produção de 77 U/g. Dessa forma constatou-se que houve uma maior produção de β-glicosidase passando de 51 U/g para 77 U/g após a otimização do processo de CES, ou seja, totalizando um aumento de cerca de 51% a mais de enzima produzida por grama do substrato pelo fungo B. spectabilis.
Palavras-chave: Fermentação em estado sólido
Solid state fermentation
Cultivo em estado sólido
Solid state culture
Beta-glicosidase
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: FREITAS, Haroldo Martins de. Produção de β-glicosidase pelo fungo Byssochlamys spectabilis por meio do Cultivo em Estado Sólido - CES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3004
Data do documento: 1-Mar-2018
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HaroldoMartinsdeFreitas.pdf705,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.