Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3082
Tipo: Livro
Título: Fronteiras: quando o “paraíso” e o “inferno” moram ao lado identidades, imagens e gentes por entre Ponta Porã (Mato Grosso do Sul, Brasil) e Pedro Juan Caballero (Amambay, Paraguai)
Autor(es): Goettert, Jones Dari (Org.)
Resumo: O que são as fronteiras? E mais especificamente, o que são as fronteiras internacionais? Por que existem? Como foram construídas? Para que servem? A quem interessam? As fronteiras internacionais sempre existiram? Essas são perguntas simples, que, no entanto, tendem, cotidianamente, a passar despercebidas por nós, que tão perto vivenciamos o que podemos chamar de “relações de fronteira”. Por isso, este pequeno livro se propõe a ajudar-nos a pensar, conversar, dialogar e discutir melhor sobre a fronteira (ou fronteiras, se preferirmos). Uma fronteira que ao mesmo tempo se situa tão perto e tão longe de nós, seja em Dourados, em Ponta Porã ou mesmo no Rio de Janeiro, como em qualquer outro lugar em que, de uma ou de outra forma, a “fronteira” se coloca.
Palavras-chave: Região de fronteira
Borderlands
Brasil-Paraguai - Região de fronteira
Brazil-Paraguay Border Region
Pedro Juan Caballero (Paraguai)
Ponta Porã (Mato Grosso do Sul)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: GOETTERT, Jones Dari (org.). Fronteiras: quando o “paraíso” e o “inferno” moram ao lado identidades, imagens e gentes por entre Ponta Porã (Mato Grosso do Sul, Brasil) e Pedro Juan Caballero (Amambay, Paraguai). Dourados, MS: Editora UFGD, 2017. (Coleção Cadernos Acadêmicos).
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3082
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fronteiras-quando-o-paraiso-e-o-inferno-moram-ao-lado.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.